Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55903
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Adannick Fontes-
dc.contributor.authorFontes, Dominik Garcia Araujo-
dc.date.accessioned2021-01-04T13:52:32Z-
dc.date.available2021-01-04T13:52:32Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Adannick Fontes; FONTES, Dominik Garcia Araujo. Método design thinking aplicado à concepção da logo do projeto de extensão Pró-Parreão I (Pro Parreão I: uma nova história em construção - código do PREX: FM00.2015.PJ.0244). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55903-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesign thinkingpt_BR
dc.subjectIdentidade visualpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.titleMétodo design thinking aplicado à concepção da logo do projeto de extensão Pró-Parreão I (Pro Parreão I: uma nova história em construção - código do PREX: FM00.2015.PJ.0244)pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO projeto de extensão Pró-Parreão I (PPI) surgiu com o objetivo de conhecer e divulgar a biodiversidade do Parque Parreão I de forma interdisciplinar, envolvendo a sociedade ativamente em sua preservação e valorização. A criação de uma logo para dar identidade visual ao projeto foi a primeira atividade definida. Assim, o objetivo deste trabalho foi descrever o desenvolvimento da logo para o projeto de extensão Pró-Parreão I. O método escolhido foi o design thinking, amplamente difundido no meio digital e na mídia tradicional. A construção se deu em 7 etapas. Na definição do brief identificou-se as necessidades do projeto: uma logo que compusesse a identidade visual do PPI e que fosse utilizada em variados tipos de mídias. A partir disso foi feita uma pesquisa na internet sobre projetos de design relacionados a meio ambiente e educação ambiental, para que fosse obtido um referencial imagético do que vem sendo utilizado nesta área. A fase de ideação iniciou com a busca de inspirações e referências no parque, além de contar com um brainstorm que resultou em possíveis opções de logo. Com os esboços em mão, protótipos foram criados testando cor, formatos, texturas e a viabilidade destes no produto final. Em seguida, foi selecionada a proposta de design que mais se adequou ao brief. Uma vez aprovada a arte, passou-se para a implementação da logo na página do Facebook e em alguns impressos do projeto. Como último estágio houve o aprendizado, onde a logo foi analisada e avaliada pelos componentes do projeto bem como pelas pessoas que entraram na página do Facebook; se o resultado não fosse satisfatório, alterações específicas seriam realizadas, retomando o ciclo do design thinking. O resultado desse método foi uma logo composta por elementos de fauna (periquitos Jandaia) e flora (Piroá ou Pau-Rei) existentes no parque, escolhidos por representar a biodiversidade local e regional, e metaforicamente retratar a missão e os objetivos do Projeto Pró-Parreão-I.pt_BR
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_afnascimento.pdf77,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.