Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55802
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTorres, Marie-Hélène Catherine-
dc.contributor.authorMartins, Lia Bezerra-
dc.date.accessioned2020-12-23T13:38:35Z-
dc.date.available2020-12-23T13:38:35Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationMARTINS, Lia Bezerra. No alhures do sentido: reflexões sobre a tradução de Lacan no Brasil a partir de duas experiências tradutórias do Seminário 11. Orientadora: Marie-Hélène Catherine Torres. 2020. 106 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Tradução) - Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55802-
dc.description.abstractThe work of the French psychoanalyst Jacques Lacan, who takes the Freudian discovery as a point of departure and arrival, is constructed as a discourse of strongly marked style, full of neologisms, polyglossia, intertextuality and a mixture of registers, in addition to extreme syntactic manipulation – formal characteristics which, being inseparable from the content, impose on the translation the need for a particular treatment. The work presented here aims to explain, on the basis of a bibliographical research, the ethical, aesthetical and epistemic implications of the Lacanian style in the transmission of psychoanalysis, in order to discuss its effects on translation, examining, by means of a comparative case study, the strategies adopted by M.D. Magno and Claudia Berliner in the translation of the first five lessons of Seminar 11 into Brazilian Portuguese. The analysis focuses primarily on the subjective position assumed by each translator in relation to the otherness of language, particularly regarding the colonial implications of translating from a central language to a peripheral one. In such manner, the study examines which factors determine the ethical and political conception of each translation, and how the strategies adopted impact on the texture and readability of Lacan’s text in Brazilian Portuguese.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstudos da Traduçãopt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectLacan, Jacques-Marie Émile, 1901-1981pt_BR
dc.subjectColonialidadept_BR
dc.titleNo alhures do sentido: reflexões sobre a tradução de Lacan no Brasil a partir de duas experiências tradutórias do Seminário 11pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA obra do psicanalista francês Jacques Lacan, que tem na descoberta freudiana seu ponto de partida e de chegada, constrói-se como um discurso de estilo fortemente marcado, permeado por neologismos, poliglossia, intertextualidade e mistura de registros, além de uma extrema manipulação sintática – características formais que, indissociáveis do conteúdo, impõem à tradução a necessidade de um trato particular. O trabalho aqui apresentado visa a explicitar, a partir de pesquisa bibliográfica, as implicações éticas, estéticas e epistêmicas do estilo lacaniano no âmbito da transmissão da psicanálise, para então discutir seus efeitos sobre o fazer tradutório, examinando, por meio de um estudo de caso comparativo, as estratégias adotadas por M.D. Magno e Claudia Berliner ao traduzir para o português brasileiro as cinco lições iniciais do Seminário 11. O foco da análise situa-se, sobretudo, na posição subjetiva assumida por cada tradutor em relação à alteridade da língua, especialmente considerando as implicações da colonialidade ao se traduzir de uma língua central a uma periférica. Investiga-se, dessa maneira, que fatores determinam o projeto ético e político de cada tradução, e de que forma as estratégias adotadas repercutem sobre a textura e a legibilidade do texto de Lacan em português brasileiro.pt_BR
Aparece nas coleções:POET - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_dis_lbmartins.pdf801,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.