Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55587
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Reis Filho, Osmar Gonçalves dos | - |
dc.contributor.author | Paula, Luiza Teixeira de | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-07T13:19:58Z | - |
dc.date.available | 2020-12-07T13:19:58Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | PAULA, Luísa Teixeira de. Carrapicho. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Cinema e Audiovisual, Fortaleza, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55587 | - |
dc.description.abstract | This paper describes the making of the short film carrapicho, a home movie about the everyday delicacy of the relationship between my grandmother Cecília Joana and her girls - Cláudia and Márcia, her daughters, and Luísa, Beatriz and Clarice, her granddaughters. Its storyline is based on the small events of daily life to answer the question: "what are the images worthy of being remembered?" (WENDERS apud GUIMARÃES, 1997, p.17). This paper is divided into five chapters, in order to analyze and discuss the creative process of the project’s very first concept throughout production and editing. It also debates “poética do cotidiano”, the concept by Denilson Lopes that leads the making of this film, and Jean-Louis Comolli’s “risco do real”, a guiding idea for the footage. Jonas Mekas's cinema is also a reference on this "bet on life as an endless source of film material" (ITALIANO, MAIA, 2013). | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Filme de família | pt_BR |
dc.subject | Curta-metragem | pt_BR |
dc.subject | Poética do cotidiano | pt_BR |
dc.title | Carrapicho | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este memorial descreve o processo de realização do curta-metragem carrapicho, um filme familiar sobre a delicadeza cotidiana da relação entre minha avó Cecília Joana e suas meninas, as filhas Cláudia e Márcia e as netas Luísa, Beatriz e Clarice. Sua construção narrativa parte dos pequenos acontecimentos do dia-a-dia para responder à questão: “quais as imagens dignas de serem recordadas?” (WENDERS apud GUIMARÃES, 1997, p.17). O texto é dividido em cinco partes, nas quais analisamos e discutimos o processo criativo desde a concepção inicial do projeto, passando pela préprodução e filmagem até a montagem. Este memorial fundamenta-se na poética do cotidiano discutida por Denilson Lopes, conceito chave para a realização deste filme que olha com carinho para os pequenos gestos do dia-a-dia, e o risco do real, de JeanLouis Comolli, conceito norteador para a filmagem. Também recorremos ao cinema de Jonas Mekas como referência nesta “aposta na vida como fonte infindável de matéria fílmica” (ITALIANO; MAIA, 2013). | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CINEMA E AUDIOVISUAL - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_ltpaula.pdf | 5,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.