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dc.contributor.advisorFerreira, Fabiana Nogueira Holanda-
dc.contributor.authorMachado, Lanay Régia Sales-
dc.date.accessioned2020-12-04T16:12:04Z-
dc.date.available2020-12-04T16:12:04Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationMACHADO, L. R. S. Ó o mêi: uma análise dos fatores socioculturais no comportamento do atleta amador de corrida de rua. 2020. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55572-
dc.description.abstractStreet racing, a sector in constant progress, mainly in the large Brazilian capital cities, attract people who pursue personal growth, better health, well-being, goals’ achievement, making it their lifestyle. The general purpose of this work is to comprehend the influence of sociocultural factors in the behavior of consumers of events like street racing. The applied method is a qualitative research through interviews with nine amateur runners. The word amateur refers to runners who do not make street racing their day job, but consider them a sport and a healthy exercise for leisure and entertainment. This research contributes academically to the growth of the study area of consumer behavior in sports services by analyzing the purchase decision process and the socio-cultural variables that involve the decisions of amateur street racing athletes. In addition, it helps managers in the sports sector to develop work strategies with information on behavior, motivations, degree of satisfaction, influences, purchasing roles and post-purchase relationship of amateur runners. The results indicate that consumer’s needs are related to health, life quality and overcoming of their goals, with functional need being the most mentioned; the family has an influence with greater relevance for spouses and dating couples in relation to fathers or mothers, being the perception of the variables of reference groups and social class stronger. Moreover, the main aspects taken into consideration during the purchase process are: the race management company, price and route.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectFatores socioculturaispt_BR
dc.subjectCorrida de ruapt_BR
dc.subjectAtleta amadorpt_BR
dc.titleÓ o mêi: uma análise dos fatores socioculturais no comportamento do atleta amador de corrida de ruapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrUm segmento em constante avanço, as corridas de rua, principalmente nas grandes capitais brasileiras, atraem adeptos que buscam superação pessoal, saúde, bem-estar e alcance de metas, fazendo disso um estilo de vida. O objetivo geral deste trabalho é compreender a influência dos fatores socioculturais no comportamento do consumidor de eventos do tipo corrida de rua. O método utilizado é a pesquisa qualitativa por meio de entrevistas com nove corredores amadores. O termo amador é usado em referência a corredores que não fazem da corrida de rua sua atividade laboral, mas a consideram uma prática esportiva e exercício saudável de lazer e entretenimento. A pesquisa contribui de forma acadêmica para o crescimento da área de estudo do comportamento do consumidor de serviços esportivos ao analisar o processo de decisão de compra e as variáveis socioculturais que envolvem as decisões dos atletas amadores de corrida de rua. Além disso, auxilia gestores do setor esportivo a desenvolverem estratégias de trabalho com informações sobre comportamento, motivações, grau de satisfação, influências, papéis de compra e relacionamento pós-compra dos corredores amadores. Os resultados indicam que as necessidades dos consumidores estão relacionadas com a busca de saúde, qualidade de vida e superação de suas metas, sendo a necessidade funcional a mais mencionada; a família exerce influência, com maior relevância para cônjuges e namorados em relação a pais ou mães, sendo mais forte a percepção das variáveis grupos de referência e classe social. Ademais, os principais aspectos levados em consideração durante o processo de compra são: a empresa organizadora do evento, o valor da inscrição e o percurso.pt_BR
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