Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55562
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorChaves, José Osvaldo Mesquita-
dc.contributor.authorOliveira, Rhenara Alves-
dc.date.accessioned2020-12-04T11:46:40Z-
dc.date.available2020-12-04T11:46:40Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationOliveira,Rhenara Alves.Avaliação de aplicativos de jogos educacionais no âmbito escolar, como contribuição no ensino de crianças com transtorno do espectro autista.2020.TCC (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Ceará, Russas.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55562-
dc.description.abstractAutistic Spectrum Disorder has been a topic that has been extensively researched in recent years, as the number of cases has been increasing, in addition, laws have been regulated to guarantee the rights of these people and society is seeking to adapt to provide them with a better quality. of life. However, due to the increased use of technology, it is necessary to think of ways to implement them in the school environment to assist in the teaching of childrenwith ASD. Thus, the objective of this work is to investigate the teaching of autistic children, evaluating the use of educational game applications as a contribution to their learning, in addition to helping educators in the classroom. For this, the present work involves methods of studying the bibliography, educational game applications, the target audience, in addition to the experimentation, data collection and analysis technique. With the research of this work, it was possible to characterize the profiles of the participating children, the choice of game applications made by those responsible, the evaluation of the applications by the Savi model and the improvements achieved by the children after the experiments with the games.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectAplicativos de jogos educacionaispt_BR
dc.subjectExperimentação no âmbito escolarpt_BR
dc.titleAvaliação de aplicativos de jogos educacionais no âmbito escolar, como contribuição no ensino de crianças com transtorno do espectro autista.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Transtorno do Espectro Autista tem sido um tema bastante pesquisado nos últimos anos, visto que o quantitativo de casos vem aumentando, além disso, leis foram regulamentadas para garantir os direitos dessas pessoas e a sociedade está buscando se adequar para proporcionar à elasuma melhor qualidade de vida. Entretanto, em virtude do aumento do uso da tecnologia, faz-se necessário que se pense em maneiras de implantá-las no âmbito escolar para auxiliar no ensino das crianças com TEA. Assim, o objetivo deste trabalho é investigaro ensino de crianças autistas, avaliando o uso de aplicativos de jogos educacionais como contribuição no aprendizado delas, além do auxílio aos educadores em sala de aula. Para isso, o presente trabalho envolve métodos de estudo da bibliografia, dos aplicativos de jogos educacionais, do público-alvo, além da técnica de experimentação, coleta e análise de dados. Com a realização da pesquisa deste trabalho, foi possível a caracterização dos perfis das crianças participantes, a escolha dos aplicativos de jogos realizadas pelos responsáveis, a avaliação dos aplicativos pelo modelo de Savi e as melhorias alcançadas pelas crianças após as experimentações com os jogos.pt_BR
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_tcc_Rhenaraoliveira.pdf2,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.