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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55529
Tipo: | Dissertação |
Título: | O lecionar da Filosofia no nível médio noturno: uma metodologia de ensino na concepção pedagógica de Sócrates, de Immanuel Kant e de Paulo Freire |
Título em inglês: | The teaching of Philosophy at the middle night level: a teaching methodology in the pedagogical conception of Socrates, Immanuel Kant and Paulo Freire |
Autor(es): | Monteiro, Hernanes Araújo |
Orientador: | Barros, Fernando Ribeiro de Moraes |
Palavras-chave: | Filosofia;Noturno;Metodologia;Nível Médio;Sócrates;Kant;Paulo Freire;Philosophy;Nocturnal;Methodology;Middle level |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | MONTEIRO, Hernanes Araújo. O lecionar da Filosofia no nível médio noturno: uma metodologia de ensino na concepção pedagógica de Sócrates, de Immanuel Kant e de Paulo Freire. 2020. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Resumo: | A pesquisa de mestrado com o título “O lecionar da Filosofia no nível médio noturno: uma metodologia de ensino na concepção pedagógica de Sócrates, de Immanuel Kant e de Paulo Freire”, tem como objetivo indicar uma metodologia de ensino de Filosofia para o turno da noite, fundamentada na ideia educacional socrática, kantiana e freiriana. Assim o ensino médio noturno possui diversas problemáticas que demandam a atenção do professor no emprego de uma metodologia adequada. Porém, nos últimos tempos, a educação noturna não tem recebido a devida atenção do poder público e pouco amparo nas legislações para garantir uma aprendizagem de qualidade aos discentes. Como consequência a educação noturna apresenta estudantes desmotivados e com baixo rendimento escolar, o que tem estereotipado, perante a rede pública de ensino, como o turno do fracasso. Em face a esse ambiente adverso, após um período ausente do currículo, está presente a disciplina de Filosofia com o desafio de desenvolver no aluno um pensamento crítico e ético, ou seja, proporcionar o discernimento das ações, a autonomia na elaboração do pensamento e a consciência da sociedade existente. Enfatiza-se que Sócrates, Kant e Freire apontam que a educação deve levar o sujeito a refletir e todos destacam o diálogo nesse processo. Por esse cenário descrito a dissertação é motivada pela seguinte questão: como uma metodologia de ensino fundamentada na concepção pedagógica socrática, kantiana e freiriana pode contribuir para uma formação crítica dos alunos do nível médio noturno? Dessa maneira o referido trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica nas obras de Sócrates, de Kant e de Paulo Freire que tratam sobre educação e a condução do pensar reflexivo, além de leis e de artigos sobre o ensino. Também é fruto de uma pesquisa de levantamento com os discentes de uma escola noturna na intenção de verificar a aceitabilidade dos métodos propostos e analisar a avaliação que fazem das aulas de Filosofia na instituição que estudam. A pesquisa de campo indicou que os estudantes apreciam a metodologia que é aplicada na escola, além de considerarem relevante as estratégias metodológicas indicadas para lecionar Filosofia. Nas considerações finais destaca-se que a metodologia apontada desenvolverá a capacidade de filosofar do aluno noturno na condição do docente dialogar com os estudantes, utilizar a história da Filosofia e a apropriar-se do seu contexto de vida. |
Abstract: | The master's research with the title "Teaching Philosophy at night high school: a teaching methodology in the pedagogical conception of Socrates, Immanuel Kant and Paulo Freire", aims to indicate a teaching methodology of Philosophy for the night shift, based on the Socratic, Kantian and Freirian educational idea. Thus the night high school has several problems that demand the teacher's attention in the employment of an adequate methodology. However, in recent times, night education has not received the proper attention from public authorities and there is little support in legislation to ensure quality learning for students. As a consequence, night education presents unmotivated students with low school performance, which has been stereotyped by the public school system as the shift of failure. In face of this adverse environment, after an absent period in the curriculum, the discipline of Philosophy is present with the challenge of developing in the student a critical and ethical thinking, that is, providing the discernment of actions, the autonomy in the elaboration of thinking and the consciousness of the existing society. It is emphasized that Socrates, Kant and Freire point out that education must lead the subject to reflect and everyone highlights the dialogue in this process. For this scenario described the dissertation is motivated by the following question: how a teaching methodology based on the Socratic, Kantian and Freire pedagogical conception can contribute to a critical formation of the students of the nocturnal high school level? This work is the result of a bibliographical research in the works of Socrates, Kant and Paulo Freire that deal with education and the conduction of reflexive thinking, besides laws and articles on teaching. It is also the result of a survey with the students of a night school in order to verify the acceptability of the proposed methods and analyze their evaluation of the Philosophy classes in the institution they study. The field research indicated that the students appreciate the methodology that is applied in the school, besides considering relevant the methodological strategies indicated for teaching Philosophy. In the final considerations, it is emphasized that the methodology pointed out will develop the philosophical capacity of the nocturnal student in the condition that the teacher dialogues with the students, uses the history of Philosophy and appropriates its context of life. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55529 |
Aparece nas coleções: | PROF-FILO - Dissertações defendidas na UFC |
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