Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55450
Tipo: Artigo de Evento
Título: Seleção de relays, pareamento de subportadoras e alocação de potência para sistemas cooperativos.
Autor(es): Saraiva, Juno Vitorino
Lima, Cibelly Azevedo de Araújo
Lima, Francisco Rafael Marques
Maciel, Tarcísio Ferreira
Cavalcanti, Francisco Rodrigo Porto
Palavras-chave: Seleção de relays;Pareamento de subportadoras;Alocação de potência;Programação linear inteira
Data do documento: 2016
Citação: SARAIVA, Juno Vitorino; LIMA, Cibelly Azevedo de Araújo; LIMA, Francisco Rafael Marques; MACIEL, Tarcisio Ferreira; CAVALCANTI, Francisco Rodrigo Porto. Seleção de relays, pareamento de subportadoras e alocação de potência para sistemas cooperativos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TELECOMUNICAÇÕES - SBrT2016, 34º., 30 ago. a 02 Set. 2016, Santarém, PA. Anais [...] Santarém, PA., 2016.
Resumo: Neste artigo estudamos alocação de recursos de rádio para redes cooperativas com a presença de múltiplos relays em que a adaptação da taxa de transmissão em relação a qualidade de canal dar-se por um mapeamento discreto. Em especial, realizamos a otimização da taxa de transmissão em um sistema cooperativo através da seleção de relays, pareamento de subportadoras e alocação de potência de transmissão. O problema estudado e formulado como um problema de programação linear inteira cuja solução ótima pode ser obtida através de algoritmos conhecidos sob o custo de uma alta complexidade computacional. Motivados por tal fato, propomos uma solução alternativa de baixo custo computacional que apresenta-se como um bom compromisso entre desempenho e complexidade computacional.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55450
Aparece nas coleções:DETE - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_jvsaraiva.pdf356,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.