Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55386
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Russo, Érica Marianne Baldino Nunes | - |
dc.contributor.author | Leite, Giselda de Souza Moraes Ferraz | - |
dc.contributor.author | Andrada, Jesaias Jorge de | - |
dc.contributor.author | Lorenzo, Vitor Prates | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Francisco Kelsen de | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-19T12:08:52Z | - |
dc.date.available | 2020-11-19T12:08:52Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | RUSSO, Érica Marianne Baldino Nunes; LEITE, Giselda de Souza Moraes Ferraz; ANDRADA, Jesaias Jorge de; LORENZO, Vitor Prates; OLIVEIRA, Francisco Kelsen de. Estudo comparado da educação profissional em países da América do Sul: os casos de Brasil, Bolívia, Colômbia e Uruguai. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 24, p. 563-592, jul./dez. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1983-5000 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55386 | - |
dc.description.abstract | This article conceives a comparative dialogue about professional education in South American countries, especially Brazil, Bolivia, Colombia, and Uruguay. It aims at identifying convergences and divergences within models of professional education practiced by the countries that were the subject of this research. Qualitative research was used as a methodological approach to perform a compared analysis of information recorded in official documents belonging to the nations that were studied and available in bibliographic resources. The comparative enabled the comprehension that there are more similarities than differences regarding professional education that is experienced in the four countries that were analyzed, considering each nation’s social-historical-cultural specificities. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Labor | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject | Educação comparada | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional - América do Sul | pt_BR |
dc.title | Estudo comparado da educação profissional em países da América do Sul: os casos de Brasil, Bolívia, Colômbia e Uruguai | pt_BR |
dc.title.alternative | Estudio comparativo de educación profesional en países Sudameri canos: casos de Brasil, Bolivia, Colombia y Uruguay | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Neste presente artigo é concebido um diálogo comparativo entre a educação profissional em países da América do Sul, especificamente Brasil, Bolívia, Colômbia e Uruguai, objetivando identificar aproximações e distanciamentos nos modelos de educação profissional praticados pelos países objetos desta pesquisa. Adotou-se a pesquisa qualitativa como percurso metodológico, empreendeu-se uma análise comparada de informações constantes em documentos oficiais das nações estudadas e disponíveis em recursos bibliográficos. Tal estudo possibilitou o entendimento de que há mais semelhanças do que diferenças em relação à educação profissional vivenciada nos quatro países analisados, reservadas às especificidades sócio-histórico-culturais de cada nação. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | Este artículo está concebido un diálogo comparativo entre la educación profesional en los países sudamericanos, específicamente Brasil, Bolivia, Colombia y Uruguay, con el objetivo de identificar aproximaciones y distancias en los modelos de educación profesional practicados por los países objetos de esta investigación. La investigación cualitativa se adoptó como un camino metodológico, se llevó a cabo unanálisis comparativo de la información contenida en los documentos oficiales de las naciones estudiadas y disponible en los recursos bibliográficos. Este estudio permitió entender que hay más similitudes que diferencias en relación con la educación profesional experimentada en los cuatro países analizados, reservadas a las especificidades socio-históricas-culturales de cada nación. | pt_BR |
dc.title.en | Comparative study of professional education in South American countries: the cases of Brazil, Bolivia, Colombia and Uruguay | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_art_embnrussogsmfleite.pdf | 259,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.