Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55230
Tipo: Dissertação
Título: Análise de impactos de Polos Geradores de Viagens sob a ótica da Segurança Viária
Autor(es): Lima, Marilia Gouveia Ferreira
Orientador: Cunto, Flávio José Craveiro
Palavras-chave: Polos geradores de viagens;Segurança viária
Data do documento: 2012
Citação: LIMA, Marilia Gouveia Ferreira. Análise de impactos de Polos Geradores de Viagens sob a ótica da Segurança Viária. 2012. 91 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.
Resumo: A expansão urbana é um fenômeno que tem atingido grandes cidades e gerado forte impacto em suas infraestruturas, especialmente no sistema viário. Esse processo vem acompanhado do aumento progressivo da frota de veículos, realidade determinante no desencadeamento de uma série de conflitos no tráfego, comprometendo a fluidez e a segurança. A situação se agrava com a implantação de Polos Geradores de Viagens (PGVs), empreendimentos que elevam o volume de tráfego e podem reduzir os níveis de serviço e Segurança Viária. Nesse contexto, o presente trabalho objetiva apresentar uma contribuição às já existentes metodologias de análise de impactos dos PGVs, através da incorporação de etapas que permitam a abordagem de aspectos qualitativos e quantitativos relacionados ao Desempenho da Segurança Viária. Primeiro, identificou-se uma estrutura geral comum às principais metodologias de avaliação de impactos de PGVs, examinando-se de que forma os aspectos da Segurança Viária foram considerados. Em seguida, propôs-se um aprimoramento da estrutura, com a inclusão de atividades capazes de sistematizar a abordagem da Segurança Viária, tornando o processo de análise de PGVs mais abrangente e dotado de recursos complementares para a tomada de decisão. A natureza prospectiva deste trabalho contribuiu na definição de esforços de pesquisa para aprofundar os processos de análise da Segurança Viária existentes, com foco em sua integração ao processo “tradicional”, e na proposição de atividades complementares a esses processos.
Abstract: Urban expansion is a phenomenon that has reached large cities and caused a strong impact on their infrastructures, especially on the road systems. This process is followed by a progressive increase in vehicle fleet, a reality that is decisive in triggering a series of traffic conflicts, compromising flow of traffic and safety. The situation is aggravated by the implementation of trip generating hubs (Polos Geradores de Viagens, or PGVs, in portuguese), undertakings that increase traffic volume and may reduce levels of service and road safety. In such a context, this study presents a contribution to the existing methodologies for analyzing the impacts of PGVs, by incorporating steps that allow qualitative and quantitative approaches related to road safety performance. First, we identified a general structure shared by the main methodologies for evaluating the impact of PGVs, examining how aspects of road safety were considered. Then, we proposed an improvement to this structure, with the inclusion of activities capable of systematizing the approach to road safety, making the process of analyzing PGVs more extensive and equipped with complementary resources for decision making. The prospective nature of this work contributed to the definition of research efforts to enhance existing processes of road safety analysis, focusing on their integration with the “traditional” process, and proposing complementary activities to these processes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55230
Aparece nas coleções:DET - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_dis_mgflima.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.