Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55135
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMachado, Pedro Henrique Barboza-
dc.date.accessioned2020-11-10T14:18:43Z-
dc.date.available2020-11-10T14:18:43Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationMACHADO, Pedro Henrique Barboza. Entremeio: resultados de uma pesquisa sobre jovens bolsistas em escolas privadas. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza (CE), v. 51, n. 3, p. 197-235, nov. 2020/fev. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2318-4620-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55135-
dc.description.abstractThis article addresses the results of a research that aimed to understand the trajectory of young people from popular classes who, through scholarships, attended high school in two private schools located in the Tijuca neighborhood of Rio de Janeiro. Through interviews, the mainly positive sense assigned to these experiences was highlighted, especially considering the possibility of entering college and the contact developed with a different environment from that found on their home and leisure spaces. Nevertheless, certain difficulties were also noticed, such as embarrassing situations inside the private schools and the intermediate place frequently occupied by these young people: they were considered “preppies” from their friend outside school, and “slummed” by those who shared the same school benches.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Ciências Sociaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrajetórias estudantispt_BR
dc.subjectCamadas popularespt_BR
dc.subjectEstudantes bolsistaspt_BR
dc.titleEntremeio: resultados de uma pesquisa sobre jovens bolsistas em escolas privadaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo aborda os resultados de uma pesquisa de que teve como objetivo central compreender a trajetória de jovens bolsistas provenientes de camadas populares que cursaram a etapa do ensino médio em duas escolas privadas da região da Grande Tijuca/RJ. Através de entrevistas, destacou-se o sentido positivo atribuído a essas experiências, tendo em vista a chance de ingresso no ensino superior e também pela possibilidade de contato com um público diferente daquele encontrado nos espaços domésticos. Também puderam ser percebidas dificuldades, como situações embaraçosas dentro das escolas privadas e o lugar intermediário muitas vezes ocupado pelos jovens: eram considerados “playboys” ou “patricinhas” pelos seus amigos fora da escola privada e “favelados” por aqueles que dividiam os mesmos bancos escolares.pt_BR
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_phbmachado.pdf226,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.