Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55118
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDarin, Ticianne de Gois Ribeiro-
dc.contributor.authorCoelho, Bianca Maria de Melo Alves-
dc.date.accessioned2020-11-09T14:25:52Z-
dc.date.available2020-11-09T14:25:52Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCOELHO, Bianca Maria de Melo Alves. Scope and definition of user experience in Brazil: a survey to explore community's perspectives. 2019. 11 f. TCC (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55118-
dc.description.abstractFor over a decade, the term User Experience (UX) has been widely used in both industry and academia. Still, there is no consensus on several central aspects of UX, such as the exact definition of the term, what it encompasses, how to evaluate it, among other elements. The different understandings bring practical and theoretical implications that impact the development of interactive systems in industry and the research of related areas in academia. This fact has motivated the conduction of several international studies with the purpose to establish the scope and definition of UX, as well as to understand the nuances of the area, mapping how it is understood in different contexts. Thus, to investigate how the Brazilian research and practice community understands UX, this paper replicates the research initially conducted in 2009 and later replicated in 2015. Both studies used a survey to identify how researchers and practitioners from different nationalities and backgrounds understand and define UX. In the present work, we obtained 216 responses from Brazilian students, researchers and professionals working in the area. The results of the analysis indicate similarities between the national and international communities and highlight significant differences regarding the understanding of this concept in Brazil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectExperiência do Usuáriopt_BR
dc.subjectEscopopt_BR
dc.subjectDefiniçãopt_BR
dc.titleScope and definition of user experience in Brazil: a survey to explore community's perspectivespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrPor mais de uma década, o termo experiência do usuário (UX) tem sido amplamente usado na indústria e na academia. Ainda assim, não há consenso sobre vários aspectos centrais da UX, como a definição exata do termo, o que ele abrange, como avaliá-lo, entre outros elementos. Os diferentes entendimentos trazem implicações práticas e teóricas que impactam o desenvolvimento de sistemas interativos na indústria e a pesquisa de áreas afins na academia. Esse fato tem motivado a realização de diversos estudos internacionais com o objetivo de estabelecer o escopo e a definição da UX, bem como compreender as nuances da área, mapeando como ela é compreendida em diferentes contextos. Assim, para investigar como a comunidade de pesquisa e prática brasileira entende a UX, este artigo replica a pesquisa realizada inicialmente em 2009 e posteriormente replicada em 2015. Ambos os estudos usaram uma pesquisa para identificar como pesquisadores e profissionais de diferentes nacionalidades e origens entendem e definem a UX. No presente trabalho, obtivemos 216 respostas de estudantes, pesquisadores e profissionais brasileiros que atuam na área. Os resultados da análise indicam semelhanças entre as comunidades nacional e internacional e destacam diferenças significativas quanto ao entendimento desse conceito no Brasil.pt_BR
dc.title.enScope and definition of user experience in Brazil: a survey to explore community's perspectivespt_BR
Aparece nas coleções:SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_bmmacoelho.pdf372,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.