Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55080
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFreitas, Matheus Silva-
dc.contributor.authorOliveira, Fabrício Roberto Costa-
dc.date.accessioned2020-11-06T23:35:20Z-
dc.date.available2020-11-06T23:35:20Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationFREITAS, Matheus Silva; OLIVEIRA, Fabrício Roberto Costa. “Uma janelinha, uma luzinha lá no final do túnel”: significados de estar na universidade para estudantes cotistas negros/a. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza (CE), v. 51, n. 3, p. 131-166, nov. 2020/fev. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2318-4620-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55080-
dc.description.abstractThe objective of this paper is to present an analysis of social representations of black quota students on the meaning of their insertions at the Federal University of Viçosa (UFV). As methodological procedure, we conducted sixteen interviews about the trajectories of black quota students from the most diverse undergraduate courses in Viçosa. The research reveals that the dream of studying at a recognized University is of the individual and their respective families. Both, family and student, expect that as a result of their studies, young people may have good jobs and access to material resources that minimize their family members’ difficulties. The experiences in the University revealed that she has a deficit humanistic formation and that it would need to promote greater dialogue with the society that surrounds it, like this the presence of these agents can contribute to reflection on the potentialities and limitations of university formation.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Ciências Sociaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNegros/aspt_BR
dc.subjectCotistaspt_BR
dc.subjectUniversidade - cotistapt_BR
dc.subjectEstudante negropt_BR
dc.title“Uma janelinha, uma luzinha lá no final do túnel”: significados de estar na universidade para estudantes cotistas negros/apt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo deste artigo é apresentar uma análise de representações sociais de estudantes cotistas negros/as sobre o significado de suas inserções na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Como procedimento metodológico, realizamos dezesseis entrevistas com estudantes cotistas negros/as dos mais diversos cursos de graduação em Viçosa. A pesquisa revela que o sonho de estudar numa reconhecida Universidade é do indivíduo e de suas respectivas famílias. Ambos, família e estudante, têm a expectativa de que em decorrência dos estudos os/as jovens possam ter bons empregos e acesso a recursos materiais que minimizem suas dificuldades e de seus familiares. As vivências na Universidade lhes revelaram que essa tem uma formação humanística deficitária e que precisaria promover maior diálogo com a sociedade que a circunda, assim a presença destes agentes pode contribuir para reflexão sobre potencialidades e limitações da formação universitária.pt_BR
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_msfreitasfrcoliveira.pdf245,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.