Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55050
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLeite Júnior, Antonio José Melo-
dc.contributor.authorBarros, Tiego Campos Câmara-
dc.date.accessioned2020-11-06T13:52:32Z-
dc.date.available2020-11-06T13:52:32Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationBARROS, Tiego Campos Câmara. Audiovisual interativo artístico: facilitando a produção de vídeos não-lineares. 2020. 50 f. TCC (Graduação Sistemas e Mídias Digitais) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55050-
dc.description.abstractIn a very fast technological transformations era, the artistic production seeks, at the same time to address its demand for new creations, to fit itself to the new artifacts that are emerging day to day. For long, those trends have traced parallel paths of growing and also crossed paths when it comes to the birth of contemporary art, in the 60s, as seen in the rise of new ways of expression back in time. Like in video art, the video technology, that was already investigated since the early 20th century, in the first few years of cinema, turns to the main object in the investigation of several artists, leaving the exclusivity of cinema and television. However, despite the technology embrace being a lot valued to the art experimentation and conception, on the other hand, it sometimes tends to be high complexity and not too contributive for the artist and his present needing, and could be replaced for simpler techniques that brings the same or very similar results. Based on that and in a previous solution developed by the author himself, this work presents a model of interactive videos to be applied primarily to an artistic demand, supplying in production the needing of complexier techniques, like three-dimensional modeling and related. This model was applied for the purposes of an expanded dance show to which the previous solution was developed, being generic in its concept but specific to the needs observed in the making of the show. Finally, the model showed satisfactory results in its design and development, although it has not been officially used in presentations.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectVídeopt_BR
dc.subjectInteratividadept_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.titleAudiovisual interativo artístico: facilitando a produção de vídeos não-linearespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEm tempos de fluxos muito rápidos de inovação tecnológica, a produção artística busca, ao mesmo tempo que suprir sua demanda de novos fazeres, adaptar-se aos novos artefatos que surgem dia a dia. Há muito, as vertentes tecnológica e artística traçam caminhos paralelos de expansão, e, diante a explosão da arte contemporânea na década de 1960, traçaram também caminhos mais transversais, como observado no aparecimento de novas formas de expressão. A exemplo da videoarte, o vídeo, elemento já experimentado desde o início do século XX nos primeiros cinemas, passou a exercer o papel de objeto principal na investigação de diversos artistas, deixando a exclusividade das salas de cinema e da televisão. Contudo, embora o envolvimento tecnológico seja de grande valia para a experimentação e conceituação artística, por outro lado, ele tende a ser complexo demais e não tão contributivo ao artista a depender de sua necessidade, podendo ser substituído por técnicas mais simples e de efeito semelhante ou igual. Baseando-se nisso e em uma solução prévia desenvolvida pelo próprio autor, o presente trabalho sugere um modelo de interatividade em vídeos a ser aplicado inicialmente em uma perspectiva artística, de modo a suprir a necessidade de técnicas mais complexas, como modelagem tridimensional e afins, no trabalho. O modelo foi aplicado para fins de um espetáculo de dança expandida ao qual a solução prévia foi desenvolvida, sendo abrangente em seu conceito e específico às necessidades presenciadas na criação do espetáculo. Por fim, o modelo apresentou resultados satisfatórios em sua concepção e desenvolvimento, ainda que não tenha sido oficialmente utilizado em apresentações.pt_BR
dc.title.enArtistic interactive audiovisual: facilitating the production of non-linear videospt_BR
Aparece nas coleções:SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_tcc_tccbarros.pdf2,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.