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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55033
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Vasconcelos, Sandra Maia Farias | - |
dc.contributor.author | Santos, Paula Perin dos | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-05T19:08:39Z | - |
dc.date.available | 2020-11-05T19:08:39Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | VASCONCELOS, Sandra Maia Farias; SANTOS, Paula Perin dos. As histórias não contadas na escola: a construção de sentidos nas narrativas de professoras sobre Classe Hospitalar. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA, 8., 2018, São Paulo. Anais ... São Paulo: Biograph, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2178-0676 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55033 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | BIOGraph - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino para crianças e adolescentes - Classe Hospitalar | pt_BR |
dc.subject | Crianças doentes crônicas - escolarização em hospital | pt_BR |
dc.subject | Prática educativa hospitalar | pt_BR |
dc.subject | Relação de ensino-aprendizagem - Classe Hospitalar | pt_BR |
dc.title | As histórias não contadas na escola: a construção de sentidos nas narrativas de professoras sobre Classe Hospitalar | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A Classe Hospitalar, apesar de seus grandes avanços no Brasil, ainda é desconhecida do grande público. A insuficiência de profissionais de educação especial no Brasil incentivou um movimento de intensa formação de professores nas universidades segundo a reivindicação da sociedade; mas o ensino para doentes crônicos hospitalizados é uma realidade ainda distante. Contudo uma questão se põe na contramão desse movimento: há necessidade de uma formação especial de professores para trabalhar com crianças doentes hospitalizadas? Quais as estratégias e em que momento utilizá-las? Como se aproximar de indivíduos doentes e provocar seu interesse em aprender? Como estabelecer um método a um grupo diversificado sem ferir as desigualdades e ao mesmo tempo, valorizar os pontos comuns? Como ouvir, ou mais ainda, como não ouvir esses sujeitos sem futuro escolar? O contexto não é anódino, de maneira que, com um público de internação, é necessário que os professores da Classe Hospitalar considerem todas as restrições, como horários de intervenções médicas e acima de tudo o estado de doença/saúde, não como impedimento, mas como condicionamento do paciente-aluno. Deste modo, novas indagações podem ser levantadas: Por que o ensino em hospital para crianças e adolescentes com doenças crônicas e que jamais poderão levar uma vida sem restrições? Que sentido terá esse ensino que não levará a um futuro profissional desses alunos especiais? [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGL - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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