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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilveira, Lucas Emerson Morais da-
dc.contributor.authorSousa Filho, Ayres Correia de-
dc.contributor.authorSoares, Jorge Barbosa-
dc.contributor.authorSant'Ana, Hosiberto Batista de-
dc.date.accessioned2020-10-28T17:48:46Z-
dc.date.available2020-10-28T17:48:46Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Lucas Emerson Morais da; SOUSA FILHO, Ayres Correia de; SOARES, Jorge Barbosa; SANT’ANA, Hosiberto Batista de. Avaliação das propriedades mecânicas de misturas asfálticas mornas pela inserção de zeólitas utilizando cimento asfáltico de petróleo modificado por polímero. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM PETRÓLEO E GÁS, 4º., 21 a 24 out. 2007, Campinas, São Paulo, Brasil. Anais[…] Campinas, São Paulo, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54885-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPolímeros tipo SBSpt_BR
dc.subjectMisturas asfálticaspt_BR
dc.subjectMIsturas mornaspt_BR
dc.subjectZeolitaspt_BR
dc.subjectCimento asfálticopt_BR
dc.subjectPavimentaçãopt_BR
dc.titleAvaliação das propriedades mecânicas de misturas asfálticas mornas pela inserção de zeólitas utilizando cimento asfáltico de petróleo modificado por polímeropt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs cimentos asfálticos produzidos pelo refino do petróleo (CAP) atendem à maioria das situações às quais os pavimentos são submetidos. Entretanto, com o crescente aumento do volume de tráfego, principalmente nas capitais e rodovias interestaduais, faz-se necessário a aplicação de revestimentos mais resistentes. A modificação de cimentos asfálticos por polímeros tem sido uma solução eficiente para compensar algumas deficiências do cimento asfáltico convencional, melhorando propriedades como a susceptibilidade térmica, resistência à deformação permanente e à trincas térmicas. Contudo, devido às altas viscosidades do asfalto-polímero, é comum e necessário a aplicação de altas temperaturas para se produzir misturas homogêneas por meio de um recobrimento adequado do agregado mineral. O aumento da inquietação mundial relacionada a questões voltadas para a segurança, meio-ambiente e saúde (SMS), tem resultado em significantes esforços para a redução de emissões para o ambiente. A temperaturas muito elevadas o ligante asfáltico se degrada, emitindo para o meio ambiente fumos de asfalto e substâncias como CO2, SOx e NOx , contribuindo assim com o aumento do efeito estufa e conseqüentemente para o agravamento do aquecimento global. Além dos motivos supracitados, a diminuição dos custos com o consumo energético e a melhoria das condições de saúde e segurança dos operários (exposição a fumos de asfalto, odores) são razões suficientes para se reduzir a temperatura de usinagem e compactação (TUC) das misturas asfálticas modificadas. Incentivado por estas razões, neste trabalho avaliou-se a eficiência mecânica de misturas confeccionadas com asfalto modificado por Estireno-Butadieno-Estireno (SBS), produzidas a temperaturas reduzidas com a inserção de zeólitas.pt_BR
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