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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54885
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silveira, Lucas Emerson Morais da | - |
dc.contributor.author | Sousa Filho, Ayres Correia de | - |
dc.contributor.author | Soares, Jorge Barbosa | - |
dc.contributor.author | Sant'Ana, Hosiberto Batista de | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-28T17:48:46Z | - |
dc.date.available | 2020-10-28T17:48:46Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, Lucas Emerson Morais da; SOUSA FILHO, Ayres Correia de; SOARES, Jorge Barbosa; SANT’ANA, Hosiberto Batista de. Avaliação das propriedades mecânicas de misturas asfálticas mornas pela inserção de zeólitas utilizando cimento asfáltico de petróleo modificado por polímero. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM PETRÓLEO E GÁS, 4º., 21 a 24 out. 2007, Campinas, São Paulo, Brasil. Anais[…] Campinas, São Paulo, 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54885 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Polímeros tipo SBS | pt_BR |
dc.subject | Misturas asfálticas | pt_BR |
dc.subject | MIsturas mornas | pt_BR |
dc.subject | Zeolitas | pt_BR |
dc.subject | Cimento asfáltico | pt_BR |
dc.subject | Pavimentação | pt_BR |
dc.title | Avaliação das propriedades mecânicas de misturas asfálticas mornas pela inserção de zeólitas utilizando cimento asfáltico de petróleo modificado por polímero | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Os cimentos asfálticos produzidos pelo refino do petróleo (CAP) atendem à maioria das situações às quais os pavimentos são submetidos. Entretanto, com o crescente aumento do volume de tráfego, principalmente nas capitais e rodovias interestaduais, faz-se necessário a aplicação de revestimentos mais resistentes. A modificação de cimentos asfálticos por polímeros tem sido uma solução eficiente para compensar algumas deficiências do cimento asfáltico convencional, melhorando propriedades como a susceptibilidade térmica, resistência à deformação permanente e à trincas térmicas. Contudo, devido às altas viscosidades do asfalto-polímero, é comum e necessário a aplicação de altas temperaturas para se produzir misturas homogêneas por meio de um recobrimento adequado do agregado mineral. O aumento da inquietação mundial relacionada a questões voltadas para a segurança, meio-ambiente e saúde (SMS), tem resultado em significantes esforços para a redução de emissões para o ambiente. A temperaturas muito elevadas o ligante asfáltico se degrada, emitindo para o meio ambiente fumos de asfalto e substâncias como CO2, SOx e NOx , contribuindo assim com o aumento do efeito estufa e conseqüentemente para o agravamento do aquecimento global. Além dos motivos supracitados, a diminuição dos custos com o consumo energético e a melhoria das condições de saúde e segurança dos operários (exposição a fumos de asfalto, odores) são razões suficientes para se reduzir a temperatura de usinagem e compactação (TUC) das misturas asfálticas modificadas. Incentivado por estas razões, neste trabalho avaliou-se a eficiência mecânica de misturas confeccionadas com asfalto modificado por Estireno-Butadieno-Estireno (SBS), produzidas a temperaturas reduzidas com a inserção de zeólitas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DEQ - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2007_eve_lemsilveira.pdf | 680,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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