Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54875
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVieira, Neiva Francinely Cunha-
dc.contributor.authorFeijão, Alexsandra Rodrigues-
dc.date.accessioned2020-10-28T16:54:43Z-
dc.date.available2020-10-28T16:54:43Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationFEIJÃO, A. R. Professores do ensino básico e as ações de educação em saúde em duas escolas públicas de Fortaleza. 2003. 124 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2003.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54875-
dc.description.abstractThe school constitutes a precious space of health promotion in children and adolescents, because the majority of the social relations and learning in these ages is into school environment Therefore, the teacher is the central actor of this process stimulated in proposals as Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Program Scholar Health and Promotional Health Schools, Aiming to stand out the Health Education importance in space, with the teacher as central element, appeared the interest in realize this study, which objective to identify in the pedagogical proposal of two public schools of Fortaleza, the conceptions and action about Health Education. The methodology of this study was based on the qualitativo perspective, having as research method the etnografy. As focus of orientatíon, we use the Diversíty and Universality Cultural of the Care Theory by Madeleine Leininger. The data was collected in the perspective of model O-P-R (Observation -Participation - Reasoning) of Leininger. Informing generalities had been considered all teachers and dírection professionals of both the schools. The informer-key was teachers of fundamental education, who resolved participate of research, and they consisted in 13 persons, For the resutts analysís, we used the Sunríse Model and followed the theory proposals phases. The central impediments for Health Education in the teachers perspective was: the physical space inadequate of the school; conflicts in the relation teacher/student; few participation of the family and community. These factors are associates the low wages and incompatible hours of working with the activities, beyond the lack of time in the conventional school resumes. In the observation and interviews, was perceived that although to have an annual planníng of the curricular activities that enclose the subject, it wasn’t developed. Moreover, the teacher had demonstrated a health biological Vision that difficult promotional health actions. As conclusion, the necessity of the interdisciplínary work was perceived as starting point for education health implementation in the schools, requiring the participation of diverse elements of the society, also of the nurse, in search of the operating consciences construction and in the context of the amplest health concept.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectProfessores Escolarespt_BR
dc.subjectServiços de Saúde Escolarpt_BR
dc.titleProfessores do ensino básico e as ações de educação em saúde em duas escolas públicas de Fortalezapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA escola constitui um espaço genuíno de promoção da saúde em crianças e adolescentes, pois a maioria das relações sociais e de aprendizagem extrafamiliares nestas faixas etárias está no ambiente escolar. Em consequência, o professor passa a ser o ator central deste processo que encontramos incentivado em propostas como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Programa Saúde do Escolar e Escolas Promotoras da Saúde. Visando ressaltar a importância da educação em saúde no espaço escolar tendo como elemento central o professor, surgiu o interesse em realizar este estudo, o qual objetiva identificar na proposta pedagógica de duas escolas públicas de Fortaleza, as concepções e ações quanto a educação em saúde. Todo percurso metodológico deste estudo baseou-se na abordagem qualitativa, tendo como método de pesquisa a etnoenfermagem. Como eixo central de orientação, utilizamos a Teoria da Diversidade e Universalidade Cultural do Cuidado de Madeleine Leininger. A coleta de dados deu-se na perspectiva do modelo O-P-R (Observação-Participação-Reflexão) de Leininger. Foram considerados informantes gerais todos que formavam o corpo docente e da diretoria de ambas as escolas e informantes- chave professores do ensino fundamental que se disponibilizaram em participar da pesquisa, que totalizaram em 13. Para análise dos resultados dispomos as informações no modelo sunríse e seguimos as fases propostas pela teoria. Dentre os entraves para educação em saúde na perspectiva dos professores foram inadequação do espaço físico da escola; conflitos na relação professor/aluno; pouca participação da família e comunidade. Vale ressaltar que estes fatores estão associados a baixos salários e jornadas de trabalho incompatíveis com as atividades, além da falta de tempo nos currículos escolares convencionais. Notou-se ainda, tanto na observação como nas entrevistas, que apesar de haver um planejamento anual das atividades curriculares que abrangem o tema, o mesmo não era posto em prática. Além disso, os professores demonstraram uma visão biologicista da saúde que dificulta ações preventivas e promotoras de saúde. A guisa de conclusão, percebemos a necessidade do trabalho interdisciplinar como ponto de partida para implementação da educação em saúde nas escolas, requerendo a participação de diversos elementos da sociedade, inclusive do profissional enfermeiro, em busca da construção de consciências cidadãs e atuantes no contexto do conceito mais amplo de saúde.pt_BR
Aparece nas coleções:DENF - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_dis_arfeijao.pdf7,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.