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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54857
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Rodrigues, Rômulo do Nascimento | - |
dc.contributor.author | Oliveira Neto, Raimundo Arrais de | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-28T12:46:28Z | - |
dc.date.available | 2020-10-28T12:46:28Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA NETO, Raimundo Arrais de. Efeitos de parâmetros de projeto na ocorrência do fenômeno brake squeal em freios a disco de motocicleta. 2018. 54 f. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54857 | - |
dc.description.abstract | This paper intends to implement a finite element simulation with sensibility parameters analysis aiming to make an analytical assessment of the brake squeal phenomenon in motorcycle brakes. Brake squeal is a noise rises as a stick-slip phenomenon consequence that occurs at braking time causing an irritating fuss that makes the users to resort the manufacturers and the insurers, generating maintenance and guarantee costs. Thus, it's primordial that the manufacturers be able to offer brake systems with great performance and no brake noises to be competitive on the market. The challenge to the engineers is to create tools to detect this problem still at the project stage. There are some ways to approach this type of problem, like analytical, numeric or experimental. In this article, a modal analysis was run in a motorcycle’s brake system, focusing on the complex eigenvalue analysis that will become a tool to parametric simulations at the brake project stage aiming to avoid squeal. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Squeal | pt_BR |
dc.subject | Simulação | pt_BR |
dc.subject | Vibração | pt_BR |
dc.title | Efeitos de parâmetros de projeto na ocorrência do fenômeno brake squeal em freios a disco de motocicleta | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O objetivo deste trabalho é implementar uma simulação em elementos finitos com análise de sensibilidade de parâmetros em um freio de motocicleta. O brake squeal é um ruído decorrente do fenômeno stick-slip que ocorre no momento da frenagem causando um barulho irritante que faz com que o usuário recorra aos fabricantes e seguradoras, gerando um custo de manutenção quando isso acontece. Além do desconforto, esse ruído pode gerar instabilidades no sistema de freio, acarretando em riscos de segurança em caso de haver alguma falha mecânica no sistema. Assim, para que sejam competitivos, é fundamental que os fabricantes sejam capazes de oferecer sistemas de freios que aliando excelência no desempenho e eliminação do ruído de frenagem. O desafio para os engenheiros é procurar maneiras de eliminar o ruído durante a fase de projeto do freio. Para esse tipo de estudo existem alguns tipos de abordagem, como a analítica, a numérica ou a experimental. Este trabalho tem como intuito realizar um estudo através da análise modal executado no sistema de freio de motocicletas, concentrando-se na análise de autovalores e autovetores complexos, que poderão ser usados como uma ferramenta para simulações paramétricas, a fim de evitar os fenômenos de squeal na fase de concepção do projeto. Foi feita uma modelagem CAD 3D do sistema de um freio a disco de motocicleta e, em seguida, realizou-se uma simulação por elementos finitos (MEF) no software Ansys®. | pt_BR |
dc.title.en | Effects of design parameters on the occurrence of the brake squeal phenomenon in motorcycle disc brakes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA MECÂNICA - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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