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dc.contributor.authorVasconcelos, Thiago da Rocha-
dc.contributor.authorCampos, Augusto Antonio Carvalho-
dc.contributor.authorCeleri, Marcio José-
dc.date.accessioned2020-10-28T12:42:51Z-
dc.date.available2020-10-28T12:42:51Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Thiago da Rocha; CAMPOS, Augusto Antonio Carvalho; CELERI, Marcio José. Abordagem da paisagem para alunos com deficiência visual: caminhos para um currículo que vá além da geografia tradicional. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 20, p. 1-12, jan./abr. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2178-0463-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54855-
dc.description.abstractThe present article presents the result of a methodological proposal to work the landscape category in Geography classes for students with visual impairment. The research was carried out in four stages: interview with a professional of the Nucleus of Assistance to People with Special Educational Needs (NAPNEE) of the University College of the Federal University of Maranhão (COLUN), dialogue with a blind student; (SASSAKI, 2003), Sena and Carmo (2005), Santos and Chiapetti (2014), among others. In this paper we present a discussion of the methodology and finally the application of the pedagogical intervention focused on the field teaching tool. As a result, there is the methodological practice that provides experiences in the geographic space, discussing the characteristics of the landscape in the perception of the blind student, besides the reflection on the inclusion of these students in the geography classes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherGeosaberespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDeficiente visualpt_BR
dc.subjectPaisagempt_BR
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectGeografia tradicionalpt_BR
dc.titleAbordagem da paisagem para alunos com deficiência visual: caminhos para um currículo que vá além da geografia tradicionalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo apresenta o resultado de uma proposta metodológica para trabalhar a categoria paisagem nas aulas de Geografia para alunos com deficiência visual. A pesquisa foi realizada em quatro etapas: entrevista com um profissional do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNEE) do Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão (COLUN), diálogo com um aluno cego; discussão e elaboração da metodologia e por fim aplicação da intervenção pedagógica focada na ferramenta aula de campo, com discussão teórica em autores como Sassaki (2003), Sena e Carmo (2005), Santos e Chiapetti (2014), entre outros. Como resultado se tem a prática metodológica que proporciona experiências no espaço geográfico, discutindo as características da paisagem na percepção do aluno cego, além da reflexão sobre a inclusão desses estudantes nas aulas de geografia.pt_BR
dc.title.enLandscape approach for students with visual deficiency, pathways for a curriculum that goes beyond traditional geographypt_BR
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