Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54811
Tipo: Artigo de Evento
Título: Perfil socioeconômico e ambiental de catadores de materiais recicláveis no Centro de Fortaleza.
Autor(es): Veras, Fernanda Maria Pinto
Britto Júnior, Antônio Olívio Silveira
Carvalho Júnior, Francisco Humberto de
Casemiro, Raquel Braga
Palavras-chave: Catadores de materiais recicláveis;Lixo - Centro;Limpeza urbana - Centro;Catadores de lixo
Data do documento: 2011
Citação: VERAS, Fernanda Maria Pinto; BRITTO JÚNIOR, Antônio Olívio Silveira; CARVALHO JÚNIOR, Francisco Humberto de; CASEMIRO, Raquel Braga. Perfil socioeconômico e ambiental de catadores de materiais recicláveis do Centro de Fortaleza. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, XXVI., 25 a 29 set. 2011, Porto Alegre (RS). Anais [...] Porto Alegre (RS), 2011.
Resumo: O Estudo em questão trata-se de uma explanação sobre a problemática socioeconômico e ambiental que envolve catadores e catadoras de materiais recicláveis do Centro de Fortaleza. A pesquisa se justifica considerando os problemas ambientais decorrentes da ausência de políticas públicas que tratam dos resíduos sólidos urbanos considerando a inclusão de catadores (as) na implantação de uma coleta seletiva na referida área. Dentro deste contexto, destacaram-se os catadores e as catadoras de materiais recicláveis em seu processo de exclusão social e a importância ambiental dos mesmos para cidade. O trabalho está estruturado nos aspectos teóricos, tais como, o gerenciamento dos resíduos sólidos nos centros urbanos e no município de Fortaleza; os serviços de limpeza urbana, compreendidos pela execução da coleta domiciliar, acondicionamento, transporte e destinação e os serviços de capina, roçagem, varrição, limpeza de praia, feiras livres e outros. O projeto também inclui perfil socioeconômico e ambiental de catadores e catadoras do Centro de Fortaleza, através de pesquisa aplicada na área com objetivo subsidiar os órgão público na definição de política publica que visem à implantação de programas e projetos sustentáveis para estes trabalhadores por meio de implementação da coleta seletiva com a inclusão da categoria no processo de limpeza urbana da cidade, bem como de programas ambientais sustentáveis, além do envolvimento das instituições públicas, organizações não governamentais - ONG’s, Câmara Municipal, Assembléia Legislativa, Ministério Público e Comunidade.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54811
Aparece nas coleções:DEHA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_eve_fhdcjunior.pdf57,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.