Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54778
Tipo: Artigo de Evento
Título: Aplicação de modelagem qualitativa como ferramenta de gerenciamento do Açude Ayres de Souza – Sobral – Ceará – Brasil
Autor(es): Tavares, Jean Leite
Matos, Maria Vanisse Borges de
Barreto, Francisco Maurício de Sá
Sousa, Kátia Regina de Oliveira
Tavares, Francimara Costa de Souza
Palavras-chave: Índice da qualidade da água;Método somatório;Método prudutório;Modelagem;Reservatórios
Data do documento: 2011
Citação: TAVARES, Jean Leite; MATOS, Maria Vanisse Borges de; BARRETO, Francisco Maurício de Sá; SOUSA, Kátia Regina de Oliveira; TAVARES, Francimara Costa de Souza. Aplicação de modelagem qualitativa como ferramenta de gerenciamento do Açude Ayres de Souza – Sobral – Ceará – Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, XXVI., 25 a 29 set. 2011, Porto Alegre (RS). Anais [...] Porto Alegre (RS), 2011.
Resumo: O presente trabalho consiste na avaliação da qualidade da água, do Açude Ayres de Sousa em Jaibaras – Sobral - CE, através do índice de qualidade de água (IQA-CETESB) estabelecido pela “National Sanitation Foundation” e adaptado pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo - CETESB. O referido açude, esta inserido na bacia hidrográfica do Rio Acaraú o qual nasce na Serra das Matas, região centro-oeste do Estado do Ceará. Foram determinadas nove variáveis (pH, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, fósforo total, nitrogênio total, temperatura, turbidez, sólidos totais e coliformes fecais). Para cada coleta foi calculado um índice de qualidade da água (IQA-CETESB), através do método somatório e produtório. Ambos os métodos classificaram as águas do açude Ayres de Sousa como boa e ótima, os valores dos índices calculados pelo método somatório oscilaram entre 72,9 a 82,1 para (estação amostral 1) e 67,2 a 78,3 para (estação amostral 2). O método produtório mostrou-se mais restritivo e em conseqüência, mais sensível para refletir valores de qualidade mais baixa oscilando entre 70,7 a 80,7 na (estação amostral 1) e 63,4 a 75,3 na (estação amostral 2). Os maiores índices foram atribuídos na (estação amostral 1), que sofre menor interferência da urbanização, sendo atribuída à qualidade ótima nos meses de novembro e dezembro.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54778
Aparece nas coleções:DEHA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_eve_jltavares.pdf201,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.