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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Para um debate entre subjetividade e pensamento técnico-científico em diálogo com Adorno e Horkheimer
Título em inglês: Towards a debate between subjectivity and technical-scientific thinking in dialogue with Adorno and Horkheimer
Autor(es): Nascimento, Ermínio de Sousa
Lima Filho, José Edmar
Palavras-chave: Autonomia;Aperfeiçoamento técnico-operacional;Racionalidade técnico-científica;Operador do saber técnico-científico;Horkheimer, Max, 1895-1973;Wiesengrund-Adorno, Theodor Ludwig, 1903-1969
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista Dialectus
Citação: NASCIMENTO, Ermínio de Sousa; LIMA FILHO, José Edmar. Para um debate entre subjetividade e pensamento técnico-científico em diálogo com Adorno e Horkheimer. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 9, n. 17, p. 96-111, maio/ago. 2020.
Resumo: Theodor W. Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer (1895-1973), sobretudo no texto Dialética do Esclarecimento (1985), com o objetivo de identificar, baseado na crítica da concepção kantiana de esclarecimento, se é possível se ter a autonomia do sujeito conservando o saber técnico-científico como a única forma válida de conhecimento. O modus operandi desse saber, transmuta o sujeito pensante em operador técnico para produzir mercadoria na sociedade capitalista, convertendo autonomia em aperfeiçoamento técnico-produtivo. Com isso, homens e máquinas são unificados, tanto pela linguagem da ciência como na produção em série de mercadorias. A busca pela eficácia e utilidade do saber, ao invés de estimular o homem a se esforçar para fazer uso do seu entendimento por conta própria, para evitar interferências externas nas suas decisões, ao contrário, leva-o para uma competição com as máquinas, renunciando, gradativamente, à sua subjetividade para se adaptar aos mecanismos de dominação da sociedade capitalista.
Abstract: This article considers the issue of subjectivity and technical-scientific knowledge from the perspective of Theodor W. Adorno (1903-1969) and Max Horkheimer (1895-1973), above all, in the text Dialectic of Enlightenment (1985), with the objective to identify, based on the critique of Kantian concept of enlightenment, whether it is possible to have the subject's autonomy, conserving technical-scientific knowledge as the only valid form of knowledge. The modus operandi of this knowledge, transmutes the thinking subject into a technical operator to produce merchandise in capitalist society, converting autonomy into technical-productive improvement. With this, men and machines are unified, both by the language of science and in the serial production of goods. The search for the effectiveness and usefulness of knowledge, instead of encouraging man to strive to make use of his understanding on his own, to avoid external interference in his decisions, on the contrary, leads him to a competition with machines, renouncing , gradually, its subjectivity to adapt to the domination mechanisms of capitalist society
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54772
ISSN: 2317-2010
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