Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54740
Tipo: Artigo de Evento
Título: Remoção de metais tóxicos através dos resíduos de cinzas de lodo de fossa séptica.
Autor(es): Stefanutti, Ronaldo
Martins, Ana Vívian Parente Rocha
Magalhães, Geísa Vieira Vasconcelos
Nascimento, Ronaldo Ferreira do
Palavras-chave: Lodo de fossa séptica;Metais tóxicos;Cinzas
Data do documento: 2018
Citação: STEFANUTTI, Ronaldo; MARTINS, Ana Vívian Parente Rocha; MAGALHÃES, Geísa Vieira Vasconcelos; NASCIMENTO, Ronaldo Ferreira do. Remoção de metais tóxicos através dos resíduos de cinzas de lodo de fossa séptica. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS, XIII., 27 e 29 set. 2018, Cuiabá, Mato Grosso. Anais [...], Cuiabá,Mato Grosso, 2018.
Resumo: O aumento na geração de lodo de esgoto doméstico, nos últimos anos, em decorrência de investimentos no setor de saneamento, tornou-se um sério problema a ser enfrentado pelos profissionais do saneamento, sendo necessário procurar novas rotas de descarte e utilização para este resíduo. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa foi aproveitar o lodo de esgoto como fonte de energia para produção de cinzas como bio-adsorventes. As cinzas obtidas de lodo de fossa séptica demostraram uma boa capacidade de remoção para os íons cobre e chumbo nas soluções aquosas. A cinética de equilíbrio seguiu o modelo de pseudo-segunda-ordem. A isoterma de Langmuir melhor se ajustou aos dados experimentais nos sistemas estudados e deu o melhor R2 para o íon cobre. Portanto, o lodo, pela sua abundância, é um material que pode ser facilmente reaproveitado como fonte de energia.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54740
Aparece nas coleções:DEHA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_rstefanutti.pdf307,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.