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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54735
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A geografia escolar no contexto da reforma do ensino médio: uma análise para além do lugar |
Título em inglês: | The school geography in the context of high school’s reform: an analysis to besides the place |
Autor(es): | Silva, Maciel Pereira da |
Palavras-chave: | Geografia escolar;Pensamento crítico;Reforma do ensino médio |
Data do documento: | 2019 |
Instituição/Editor/Publicador: | Geosaberes |
Citação: | SILVA, Maciel Pereira da. A geografia escolar no contexto da reforma do ensino médio: uma análise para além do lugar. Geosaberes , Fortaleza, v. 10, n. 20, p. 1-10, jan./abr. 2019. |
Resumo: | O propósito, neste trabalho, é fazer uma análise das consequências para o processo formativo dos estudantes secundaristas, bem como dos prejuízos para o projeto da Geografia Escolar, advindos da desobrigação do ensino de Geografia em todas as séries da etapa final da educação básica, conforme propõe a Lei nº 13.415/2017, que reformula o ensino médio no Brasil. Para tanto, nos empenhamos em compreender a reforma do ensino médio no âmbito da categoria totalidade (SANTOS, 2006). A metodologia aplicada se baseou em pesquisa bibliográfica. Concluímos, a partir dos estudos realizados, que a desobrigação do ensino de Geografia contribuirá para a formação de jovens com menor capacidade de compreensão crítica da realidade social. Certamente, em função da acriticidade juvenil, será produzido, neste país, um cenário ideal para a submissão humana à racionalidade técnica, bem como para a expansão do capital rentista (informação verbal) 1 . Em relação ao projeto da Geografia Escolar, que tem como meta contribuir para o desenvolvimento do pensamento espacial dos estudantes, com ênfase à sua autonomia para pensar e agir sobre o mundo, esta reforma se traduz em um golpe. Este campo do saber deixará de ser obrigatório na etapa final da educação básica, quando os estudantes, em função da idade mais avançada, possuem maior maturidade para a compreensão da proposta central desta ciência. |
Abstract: | The purpose, in this work, is to make an analysis of the consequences for the formative process of secondary students, as well as the damage to the School Geography project, resulting from the release of Geography teaching in all grades of the final stage of basic education, as proposed by Law 13.415 / 2017, which reformulates secondary education in Brazil. Therefore, we strive to understand the reform of secondary education within the totality category (SANTOS, 2006). The applied methodology was based on bibliographical research. We conclude, from the studies carried out, that the release of Geography teaching will contribute to the formation of young people with less capacity for critical understanding of social reality.Certainly, due to not youthful critical view, an ideal scenario will be produced for human submission to technical rationality in this country, as well as for the expansion of rentier capital (verbal information) 1 . In relation to the project of School Geography, which aims to contribute to the development of students' spatial thinking, with emphasis on theirs autonomy to think and act on the world, this reform means a blow. This field of knowledge will no longer be compulsory in the final stage of basic education, when the students, due to their advanced age, have greater maturity to understand the central proposal of this science. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54735 |
ISSN: | 2178-0463 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DGR - Artigos publicados em revista científica |
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