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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Disneylândia Maria-
dc.contributor.authorSantos, Silas Nascimento dos-
dc.date.accessioned2020-10-17T04:33:23Z-
dc.date.available2020-10-17T04:33:23Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Disneylândia Maria; SANTOS, Silas Nascimento dos. As barreiras atitudinais e a formação de professores: um estudo sobre o conteúdo veiculado pelo Jornal do Portal do Professor. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 3., 2016, Natal. Anais eletrônicos [...]. Campina Grande: Realize Eventos Científicos & Editora, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54725-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAcompanhamento educacional especializadopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectPedagogia - acessibilidadept_BR
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.subjectBarreiras atitudinaispt_BR
dc.subjectInclusão socioeducacionalpt_BR
dc.titleAs barreiras atitudinais e a formação de professores: um estudo sobre o conteúdo veiculado pelo Jornal do Portal do Professorpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo traz reflexões concernentes às barreiras atitudinais encontradas no conteúdo veiculado pelo jornal do Portal do Professor (MEC). As referidas barreiras são atitudes preconceituosas que deturpam a identidade da pessoa humana. No que tange a educação do estudante com deficiência, muitas vezes, essas atitudes são perpetuadas nas práticas docentes que, por sua vez, são disseminadas, enraizando-se por meio dos estigmas e das discriminações. Sendo assim, os objetivos são: identificar e refletir as barreiras atitudinais, produzidas e disseminadas pelo referido jornal, frente à inclusão da pessoa com deficiência na escola regular. É uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo, na qual foi utilizada como estratégia para geração de dados a análise documental. Apresenta-se, com brevidade, o Portal do Professor, que tem contribuído na formação de professores no Brasil inteiro. A taxonomia das barreiras atitudinais. O conteúdo reproduzido no jornal do Portal do Professor no que diz respeito à pessoa com deficiência, bem como a análise das imagens que reproduzem as barreiras. Conclui-se que são as barreiras atitudinais encontradas no material formativo do Ministério da Educação que contribuem na discriminação da pessoa com deficiência, que estigmatizam, segregam e proliferam a reprodução de discursos que marginalizam cada vez mais a inclusão da pessoa com deficiência. Por conseguinte, para que a inclusão aconteça, é inadiável que as barreiras atitudinais sejam identificadas e combatidas em quaisquer contextos.pt_BR
Aparece nas coleções:PRÓ-INCLUSÃO - Trabalhos apresentados em eventos

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