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dc.contributor.authorD’Ávila, Jaqueline Boeno-
dc.contributor.authorLima, Michelle Fernandes-
dc.date.accessioned2020-10-14T18:00:17Z-
dc.date.available2020-10-14T18:00:17Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationD’ÁVILA, Jaqueline Boeno; LIMA, Michelle Fernandes. Agentes públicos e privados no processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular. Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 42, n. 82, p. 55-72, maio/ago. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.issn2526-0847 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54649-
dc.description.abstractThis paper aims to identify and systematize the ways the main public and private agents acted in the process of preparing the Common Curricular National Base (CCNB) and the relation with the Movement for the Common National Base (MCNB). Three central categories are identified for the research: organic intellectuals, public and private agents and educational policy from the contributions by Antonio Gramsci. The text makes evident that the context of preparing the National Base was permeated by different influences and interests. Finally, the article presents that this educational policy is constituted as an elbow-room for corporate project dispute belonged to the bourgeois nature of the Brazilian State.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectAgentes públicos e privadospt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.titleAgentes públicos e privados no processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.title.alternativeAgentes públicos y privados en el proceso de preparación de la Base Nacional Común Curricularpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo busca identificar e sistematizar as formas de atuação dos principais agentes públicos e privados que atuaram no processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sua relação com o Movimento pela Base Nacional Comum (MBNC). Três categorias centrais são identificadas para a discussão – intelectuais orgânicos, agentes públicos e privados, e política educacional – a partir das contribuições de Antonio Gramsci. Evidencia que o contexto de formulação da Base Nacional foi permeado por diferentes influências e interesses. Por fim, indica que essa política educacional constituiu-se em um espaço de disputa de projetos societários inscritos na natureza burguesa do Estado brasileiro.pt_BR
dc.description.abstract-esEste artículo busca identificar y sistematizar las formas de actuación de los principales agentes públicos y privados que han actuado en el proceso de elaboración de la Base Nacional Común Curricular (BNCC) y su relación con el Movimiento por la Base Nacional Común (MBNC). Tres categorías centrales han sido identificadas para la discusión: intelectuales orgánicos, agentes públicos y privados y política educacional, desde las contribuciones de Antonio Gramsci. El texto hace evidente que el contexto de formulación de la Base Nacional fue permeado por diferentes influencias e intereses. Por fin, se presenta en el artículo que esa política educacional se ha constituido en un espacio de disputa de proyectos societarios inscritos en la naturaleza burguesa del Estado brasileño.pt_BR
dc.title.enPublic and private agents in the process of preparing the Common Curricular National Basept_BR
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