Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54636
Tipo: Artigo de Evento
Título: Análise multivariada da biodigestão a partir de resíduos sólidos orgânicos
Autor(es): Albuquerque, Laís Vilar
Magalhães, Geísa Vieira Vasconcelos
Albuquerque, Paula Cruz de
Stefanutti, Ronaldo
Lima, Ari Clecius Alves de
Palavras-chave: Biogás;Biodigestores;Biodigestor anaeróbico;Biodigestão anaeróbia;Metano
Data do documento: 2016
Citação: ALBUQUERQUE, Laís Vilar; MAGALHÃES, Geísa Vieira Vasconcelos; ALBUQUERQUE, Paula Cruz de; STEFANUTTI, Ronaldo; LIMA, Ari Clecius Alves de. Análise multivariada da biodigestão a partir de resíduos sólidos orgânicos. In: CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS (CONEPETRO), II; WORKSHOP DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO (WEPETRO), IV., 10, 11 e 12 ago. 2016, Natal – RN. Anais [...], Natal – RN., 2016
Resumo: Atualmente a produção de biogás através da degradação de resíduos orgânicos tem sido um fator de extrema importância, tanto para a área ambiental como social e econômica. O presente trabalho apresenta como objetivo, avaliar o uso de biodigestores no tratamento e na agregação de valor através dos resíduos orgânicos domésticos, dando ênfase nos princípios básicos planejamento e funcionamento ressaltando o uso dos produtos oriundos do processo de biodigestão anaeróbia (biogás e produção de metano) e suas respectivas vantagens. Foram utilizadas técnicas de análise multivariada, análise de componentes principais (PCA), análise hierárquica de conglomerados (HCA), para avaliação das variáveis do processo. O biodigestor experimental utilizado no estudo é um modelo vertical, de fluxo contínuo, fabricado em bombonas de polietileno com capacidade total de 60L sendo 30% destinado ao headspace. A capacidade útil do biodigestor foi de 42L, sendo que 80% foram destinados para o substrato e 20% para o inóculo. Os valores de pH variaram entre 5,5 – 8,5, estabilizando em torno de 7 em ambos os reatores. Os biodigestores R1 e R2, apresentaram um aumento em relação a produção de ácidos graxos. Após o dia 80. As três componentes principias explicam 80,36% dos conjunto de dados, sendo PC1 39,22% e PC2 25,71%, a primeira componente principal pode ser considerado um índice de eficiência de biodigestão, a relação entre as amostras e variáveis, a segunda componente principal podemos observar que pode ser considerado como um índice de biodegradabilidade da matéria orgânica. A análise hierárquica de conglomerados, pode-se observar a formação de 5 grupos, onde o grupamento que contém os tempos para 115 dias, sugere que o reator 2 estabilizou após 83 dias.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54636
ISSN: 2446 8339
Aparece nas coleções:DEHA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_lvalbuquerque.pdf638,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.