Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54581
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoura, Tatiana Victória Carneiro-
dc.contributor.authorSilva, Antonia Fabiana Rodrigues da-
dc.contributor.authorMachado, Ana Larissa Gomes-
dc.contributor.authorCarvalho, Gerdane Celene Nunes-
dc.contributor.authorSilva, Ana Roberta Vilarouca da-
dc.date.accessioned2020-10-10T13:16:39Z-
dc.date.available2020-10-10T13:16:39Z-
dc.date.issued2020-09-
dc.identifier.citationMOURA, Tatiana Victória Carneiro et al. Intervenção educativa sobre descrição da técnica de aplicação de insulina: ensaio clínico randomizado. Rev Rene., Fortaleza, v. 21, e44514, set. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2175-6783-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54581-
dc.description.abstractObjective: to analyze the effect of educational intervention on insulin delivery technique. Methods: randomized clini-cal trial, carried out with 79 patients with Diabetes Mellitus, in two groups, 42 from the control group and 37 from the intervention. Four telephone calls were made in two mon-ths to the intervention group. The control group received only conventional follow-up. Results: when comparing the application of insulin in the pre and post-test, there was no significant difference (p>0.05) in the control group, but an improvement of 80.0% in the correct answers on the appro-priate technique, with p<0.021 . In the intergroup compari-son, the description of self-administration of insulin, after the telephone intervention, was better in 70.0% of the ite-ms, with p<0.030. Conclusion: the educational intervention via telephone improved the description of the technique of insulin application in patients with Diabetes Mellitus and their caregivers. Brazilian Registry of Clinical Trials number U1111-1228-3200.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRev Renept_BR
dc.subjectDiabetes Mellituspt_BR
dc.subjectInsulinapt_BR
dc.subjectEntrevista Motivacionalpt_BR
dc.subjectEnsaio Clínicopt_BR
dc.titleIntervenção educativa sobre descrição da técnica de aplicação de insulina: ensaio clínico randomizadopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetivo: analisar o efeito de intervenção educativa via te-lefone sobre a descrição da técnica de aplicação de insuli-na. Métodos: ensaio clínico randomizado,realizado com 79 pacientes com Diabetes Mellitus, composto por dois grupos, 42 do grupo controle e 37 da intervenção. Realizaram-se quatro ligações telefônicas, em dois meses, para o grupo in-tervenção. O grupo controle recebeu somente acompanha-mento convencional. Resultados: ao comparar a aplicação de insulina no pré e pós-teste, não houve diferença significa-tiva (p>0,05) no grupo controle, mas melhoria de 80,0% no acerto das respostas sobre a técnica adequada, com p<0,021. Na comparação intergrupo, a descrição da autoaplicação de insulina, após a intervenção telefônica, foi melhor em 70,0% dos itens, com p<0,030. Conclusão: a intervenção educativa via telefone melhorou a descrição da técnica de aplicação de insulina em pacientes com Diabetes Mellitus e respectivos cuidadores. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos número U1111-1228-3200.pt_BR
dc.title.enEducational intervention on description of the insulin delivery technique: randomized clinical trialpt_BR
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_tvcmoura.pdf290,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.