Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54567
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFonteles Filho, José Mendes-
dc.contributor.authorLustosa, Francisca Geny-
dc.date.accessioned2020-10-10T01:28:22Z-
dc.date.available2020-10-10T01:28:22Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationFONTELES FILHO, José Mendes; LUSTOSA, Francisca Geny. Inovação pedagógica, inclusão e interculturalidade na formação de professores em pedagogia e magistério indígena na Universidade Federal do Ceará. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 13, n. esp. 2, p. 1281-1300, set. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn1982-5587-
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.21723/riaee.v13.nesp2.set2018.11644-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54567-
dc.description.abstractThis paper highlights the need to think about pedagogical innovation in Higher Education Institutions (HEIs), particularly in the education of teachers turned to contexts of respect for diversity, inclusion, and interculturality. Motivated by ongoing processes at Federal University of Ceará, two remarkable experiences are empirically taken to support our reflection: the teacher training on Special Education and the teacher training on Indigenous Education. In this venture, we explore the concepts involved in our reflection, thus presenting data and reports from the experiences under analysis and problematizing some conceptions about pedagogical innovation, which underlie the aspects of culture, politics, inclusive practices and their correlations towards the materialization of inclusive societies and educational institutions.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAcompanhamento educacional especializadopt_BR
dc.subjectInclusão socioeducacionalpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectPedagogia - acessibilidadept_BR
dc.subjectInovação pedagógicapt_BR
dc.subjectMagistério indígenapt_BR
dc.titleInovação pedagógica, inclusão e interculturalidade na formação de professores em pedagogia e magistério indígena na Universidade Federal do Cearápt_BR
dc.title.alternativeInnovación pedagógica, inclusión e interculturalidad en la formación de profesores en pedagogía y magisterio indígena en la Universidad Federal de Cearápt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo evidencia a necessidade de refletir sobre inovação pedagógica em Instituições de Ensino Superior (IES), notadamente na formação de professores orientados a contextos de respeito à diversidade, inclusão e interculturalidade. Motivados por processos em curso na Universidade Federal do Ceará, tomaremos como recorte empírico de nossa reflexão duas significativas experiências: a formação de professores em Pedagogia e a formação de professores para o Magistério Indígena. Nessa empreitada, incursionamos sobre os conceitos implicados em nossa reflexão, apresentando dados e relatos das experiências em análise e problematizando algumas concepções sobre inovação pedagógica, que fundamentam as dimensões da cultura, da política, das práticas inclusivas e suas inter-relações para a efetivação de sociedades e instituições de ensino includentes.pt_BR
dc.description.abstract-esEste artículo evidencia la necesidad de reflexionar el respeto de la innovación pedagógica em Instituciones de la Enseñanza Superior (IES), notablemente en la formación de profesores dirigidos por contextos de respeto a la diversidad, inclusión e interculturalidad. Motivados por processos en curso en la Universidad Federal de Ceará, tomaremos como recorte empírico de nuestra reflexión dos significativas experiências: la formación de los professores en la Educación Especial y formación de los profesores para el Magistério Indígena. En esa tarea, invertimos el respeto de los conceptos em nuestra reflexión, presentando datos y relatos de las experiências em análisis y problematizando algunas concepciones a respeto de innovación pedagógica y que fundamentan las dimensiones de la cultura, de la política, de las prácticas incluyentes y sus interrelaciones para la efectivación de las sociedades y instituciones de enseñanza incluyentes.pt_BR
dc.title.enPedagogical innovation, inclusion and interculturality in the education of teachers majoring in pedagogy and indigenous education at the Federal University of Cearápt_BR
Appears in Collections:PRÓ-INCLUSÃO - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_art_jmfontelesfilho_fglustosa.pdf327,47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.