Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54567
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fonteles Filho, José Mendes | - |
dc.contributor.author | Lustosa, Francisca Geny | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-10T01:28:22Z | - |
dc.date.available | 2020-10-10T01:28:22Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | FONTELES FILHO, José Mendes; LUSTOSA, Francisca Geny. Inovação pedagógica, inclusão e interculturalidade na formação de professores em pedagogia e magistério indígena na Universidade Federal do Ceará. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 13, n. esp. 2, p. 1281-1300, set. 2018. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-5587 | - |
dc.identifier.uri | https://doi.org/10.21723/riaee.v13.nesp2.set2018.11644 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54567 | - |
dc.description.abstract | This paper highlights the need to think about pedagogical innovation in Higher Education Institutions (HEIs), particularly in the education of teachers turned to contexts of respect for diversity, inclusion, and interculturality. Motivated by ongoing processes at Federal University of Ceará, two remarkable experiences are empirically taken to support our reflection: the teacher training on Special Education and the teacher training on Indigenous Education. In this venture, we explore the concepts involved in our reflection, thus presenting data and reports from the experiences under analysis and problematizing some conceptions about pedagogical innovation, which underlie the aspects of culture, politics, inclusive practices and their correlations towards the materialization of inclusive societies and educational institutions. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Acompanhamento educacional especializado | pt_BR |
dc.subject | Inclusão socioeducacional | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia - acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Inovação pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Magistério indígena | pt_BR |
dc.title | Inovação pedagógica, inclusão e interculturalidade na formação de professores em pedagogia e magistério indígena na Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.title.alternative | Innovación pedagógica, inclusión e interculturalidad en la formación de profesores en pedagogía y magisterio indígena en la Universidad Federal de Ceará | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo evidencia a necessidade de refletir sobre inovação pedagógica em Instituições de Ensino Superior (IES), notadamente na formação de professores orientados a contextos de respeito à diversidade, inclusão e interculturalidade. Motivados por processos em curso na Universidade Federal do Ceará, tomaremos como recorte empírico de nossa reflexão duas significativas experiências: a formação de professores em Pedagogia e a formação de professores para o Magistério Indígena. Nessa empreitada, incursionamos sobre os conceitos implicados em nossa reflexão, apresentando dados e relatos das experiências em análise e problematizando algumas concepções sobre inovação pedagógica, que fundamentam as dimensões da cultura, da política, das práticas inclusivas e suas inter-relações para a efetivação de sociedades e instituições de ensino includentes. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | Este artículo evidencia la necesidad de reflexionar el respeto de la innovación pedagógica em Instituciones de la Enseñanza Superior (IES), notablemente en la formación de profesores dirigidos por contextos de respeto a la diversidad, inclusión e interculturalidad. Motivados por processos en curso en la Universidad Federal de Ceará, tomaremos como recorte empírico de nuestra reflexión dos significativas experiências: la formación de los professores en la Educación Especial y formación de los profesores para el Magistério Indígena. En esa tarea, invertimos el respeto de los conceptos em nuestra reflexión, presentando datos y relatos de las experiências em análisis y problematizando algunas concepciones a respeto de innovación pedagógica y que fundamentan las dimensiones de la cultura, de la política, de las prácticas incluyentes y sus interrelaciones para la efectivación de las sociedades y instituciones de enseñanza incluyentes. | pt_BR |
dc.title.en | Pedagogical innovation, inclusion and interculturality in the education of teachers majoring in pedagogy and indigenous education at the Federal University of Ceará | pt_BR |
Appears in Collections: | PRÓ-INCLUSÃO - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_art_jmfontelesfilho_fglustosa.pdf | 327,47 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.