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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54556
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O estágio supervisionado como suporte pedagógico para o processo de ensino/aprendizagem de ELE |
Autor(es): | Nascimento, Djeiny Drielly Lopes de Freitas |
Palavras-chave: | Estágio Supervisionado II;Formação de Professores;Curso Piloto;Ensino de ELE |
Data do documento: | 2018 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Eletrônica do GEPPELE |
Citação: | NASCIMENTO, Djeiny Drielly Lopes de Freitas. O estágio supervisionado como suporte pedagógico para o processo de ensino/aprendizagem de ELE. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 4, v. 1, n. 5, p. 12-22, jun. 2018. |
Resumo: | O presente artigo resulta da experiência vivenciada durante o curso da disciplina Estágio Supervisionado II, em que foi organizada uma turma piloto, para que pudéssemos ministrar aulas. Este artigo tem como objetivo apresentar as contribuições que a experiência de estágio no curso piloto representou para a formação dos alunos do oitavo período do Curso de Letras/Língua Espanhola, da Universidade Estadual da Paraíba. O Estágio Supervisionado II, de intervenção no Ensino Fundamental, foi a primeira oportunidade que tivemos para ministrar aulas, contribuindo para que pudéssemos não somente refletir acerca da prática docente, como também exercê-la. Inicialmente, apresentaremos como foi organizada a disciplina Estágio Supervisionado II; em seguida, descreveremos como se formou a turma para o curso piloto, de que modo foram selecionados os conteúdos ministrados e como se deu a dinâmica das aulas. Então, apresentaremos as contribuições do curso para a formação de futuros professores de ELE. No tocante ao aporte teórico que embasou a nossa pesquisa, foram utilizados os estudos de Alvaréz (2010); Consolo e Aguillera (2010); Gargalho (2004); Lessa (2010); Liberali (2010); Freire (2013); Kanashiro e Fernández (2012). |
Resumen: | El presente artículo resulta de una experiencia vivida durante el curso de la asignatura Pasantía Supervisada II, en la que fue organizada una clase piloto, para que pudiésemos ministrar clases. Este artículo tiene como objetivo presentar las contribuciones que la experiencia de pasantía en el curso piloto representó para la formación de los alumnos del octavo periodo del Curso de Letras/Lengua Española, de la Universidad Estadual de Paraíba. La Pasantía Supervisionada II, de intervención en la enseñanza básica, fue la primera oportunidad que tuvimos para ministrar las clases, contribuyendo para que pudiésemos no solo pensar acerca de la práctica docente, como también ejercerla. Inicialmente, presentaremos como fue organizada la asignatura Pasantía Supervisada II; luego, describiremos cómo se formó la clase para el curso piloto, de qué modo fueron elegidos los contenidos ministrados y como se dio la dinámica de las clases. Además, presentaremos las contribuciones del curso para la formación de futuros profesores de ELE. En el tocante al aporte teórico que embasó nuestra investigación, fueron utilizados los estudios de Alvaréz (2010); Consolo e Aguillera (2010); Gargalho (2004); Lessa (2010); Liberali (2010); Freire (2013); Kanashiro e Fernández (2012). |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54556 |
ISSN: | 2318-0099 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DLE - Artigos publicados em revistas científicas |
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