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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54527
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Araújo, Carla Beatriz Costa de | - |
dc.contributor.author | Souza Filho, Francisco de Assis de | - |
dc.contributor.author | Soares, Jorge Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-08T17:21:52Z | - |
dc.date.available | 2020-10-08T17:21:52Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Carla Beatriz Costa de; SOUZA FILHO, Francisco de Assis de; SOARES, Jorge Barbosa. Água conecta infraestrutura hídrica e de transporte em ambiente urbano: clima, hidrologia e pavimentos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS, XXIII., 24 a 28 nov. 2019 , Foz do Iguaçu – PR. Anais [...] Foz do Iguaçu – PR. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2318-0358 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54527 | - |
dc.description.abstract | This work presents a methodology to connect the different variables and models that integrate water and transport infrastructure in the urban environment, aiming at understanding how climate and water can affect the performance of engineering projects. For the application of the methodology, the city of Fortaleza / CE was selected as a case study. The present proposal consists in the coupling of the models: climatic, hydrological, infiltration (unsaturated flow in porous medium) and pavement structural model. Initially the connection variables between the systems were defined and then the modeling was performed. For the climatic model, two precipitation conditions were considered: rainfall equation for the city and historical series of precipitations. Flow modeling in the porous medium was done using the Rocscience Slide 6.0 program using the hydromechanical characteristics of the materials. For the studied conditions, the precipitations generate variations of humidity in the layers of the pavement of up to 78.2%, which can lead to reductions in the resistance of the layers of the pavement, thus compromising its performance. Based on the results, the proposal proved to be a simple application, with the use of variables well established within the technical literature. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Clima | pt_BR |
dc.subject | Pavimentos | pt_BR |
dc.subject | Projetos de engenharia | pt_BR |
dc.subject | Infraestrutura hídrica | pt_BR |
dc.subject | Trasnportes - Infraestrutura | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade urbana - Planejamento | pt_BR |
dc.title | Água conecta infraestrutura hídrica e de transporte em ambiente urbano: clima, hidrologia e pavimentos. | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho apresenta uma metodologia para conectar as diferentes variáveis e os modelos que integram a infraestrutura hídrica e de transportes no ambiente urbano, com o objetivo de entender como o clima e as águas podem influenciar no desempenho dos projetos de engenharia. Para aplicação da metodologia, escolheu-se como região de estudo a cidade de Fortaleza/CE. A proposta apresentada consiste no acoplamento dos seguintes modelos: climático, hidrológico, de infiltração (fluxo não saturado em meio poroso) e modelo estrutural de pavimentos. Inicialmente foram definidas as variáveis de ligação entre os sistemas e em seguida realizadas as modelagens. Para o modelo climático, foram estudadas duas condições de precipitação: utilização da equação de chuva para a cidade e série histórica de precipitações. A modelagem de fluxo no meio poroso foi feita com o programa Slide 6.0 da Rocscience utilizando as características hidromecânicas dos materiais. Para as condições estudadas, as precipitações geram variações de umidade nas camadas do pavimento de até 78,2%, o que pode levar a reduções na resistência das camadas do pavimento, comprometendo o seu desempenho. Com base nos resultados, a proposta mostrou-se satisfatória e de simples aplicação, com a utilização de variáveis já conhecidas no meio técnico. | pt_BR |
Appears in Collections: | DEHA - Trabalhos apresentados em eventos |
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