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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54511
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Barretto, Ana Patrícia Broxado Schettini | - |
dc.contributor.author | Vedovello, Silvia A. S. | - |
dc.contributor.author | Valdrighi, Heloísa Cristina | - |
dc.contributor.author | Meneghim, Marcelo de C. | - |
dc.contributor.author | Santamaria-Jr, Milton | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-07T20:22:09Z | - |
dc.date.available | 2020-10-07T20:22:09Z | - |
dc.date.issued | 2020-04 | - |
dc.identifier.citation | BARRETTO, Ana Patrícia Broxado Schettini et al. A mobile app as an educational and motivational tool for adolescents in orthodontic practice. Rev. Saúde Digital Tec. Educ., Fortaleza, CE, v. 5, n. 2, p. 04-13, abr./jul. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2525-9563 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54511 | - |
dc.description.abstract | Objective: To evaluate the acceptance of the mobile application (“app”) by adolescents in orthodontic treatment for a better applicability of this resource. Methods: Ninety orthodontic patients, aged between 13 and 17, of both sexes, used an application, chosen for presenting a Portuguese version and reaching the target audience. Then they registered their acceptance through the SUS (System Usability Scale) questionnaire, which measures user satisfaction through ease of use of the application, with its Satisfaction and Usability Indexes. The findings were subjected to descriptive and comparative statistical analysis using the Kruskal Wallis and Dunn test, adopting a significance level of 5%. Results: The application presented the aboveaverage Satisfaction and Usability Index (79.1). The domain (quality component) with the highest index was "Learnability" (85,3), in relation to "Efficiency" (79,0), "Satisfaction" (76,0), "Memorability" (72,2) and "Errors" (71,4) (p≤0,05). Conclusion: Mobile app was accepted by adolescents in orthodontic treatment due to the ease and speed that it was used. However, its acceptance was negatively influenced by the reported frequency of use. Therefore, its application as an educational and motivational tool in clinical practice is suggested, as long as the different aspects that involve its best applicability are considered. | pt_BR |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.publisher | Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais | pt_BR |
dc.subject | Ortodontia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Aplicativos Móveis | pt_BR |
dc.title | A mobile app as an educational and motivational tool for adolescents in orthodontic practice | pt_BR |
dc.title.alternative | Aplicativo móvel: ferramenta educacional e motivacional para adolescentes na prática ortodôntica | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Objetivo: Avaliar a aceitação do aplicativo móvel (“app”) por adolescentes em tratamento ortodôntico para uma melhor aplicabilidade deste recurso. Material e Métodos: 90 pacientes em tratamento ortodôntico, com idades entre 13 e 17 anos, de ambos os sexos, utilizaram um aplicativo, escolhido por apresentar versão em português e ser direcionado para este público. Registrou-se a aceitação do app por meio do questionário SUS (System Usability Scale), que mensura a satisfação dos usuários pela facilidade de uso do aplicativo, com seus índices de Satisfação e Usabilidade. Esses achados foram submetidos a análises estatísticas descritivas e comparativas usando o teste de Kruskal Wallis e Dunn, adotando um nível de significância de 5%. Resultados: Índice de Satisfação e Usabilidade acima da média (79,1). O domínio (componente de qualidade) com maior índice foi "Capacidade de aprendizagem" (85,3), em relação à "Eficiência" (79,0),"Satisfação" (76,0),"Memorização" (72,0) e "Erros" (71,4) (p ≤ 0,05). A questão da frequência, no domínio "Satisfação", apresentou o menor índice (63,0). Conclusão: O aplicativo móvel foi aceito pelos adolescentes em tratamento ortodôntico devido à facilidade e rapidez com a qual foi utilizado. No entanto, sua aceitação foi influenciada negativamente pela frequência de uso relatada. Portanto, sugere-se sua aplicação como ferramenta educacional e motivacional na prática clínica, desde que sejam considerados os diferentes aspectos que envolvem sua melhor aplicabilidade. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | NUTEDS - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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