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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54409
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Takenami, Iukary | - |
dc.contributor.author | Palácio, Maria Augusta Vasconcelos | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-01T13:57:17Z | - |
dc.date.available | 2020-10-01T13:57:17Z | - |
dc.date.issued | 2020-01 | - |
dc.identifier.citation | TAKENAMI, Iukary ; PALÁCIO, Maria Augusta Vasconcelos. Gamificação no processo de ensino-aprendizagem das hepatites virais: relato de experiência. Rev. Saúde Digital Tec. Educ., Fortaleza, CE, v. 5, n.1, p. 37-52, | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2525-9563 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54409 | - |
dc.description.abstract | Objective: To report the experience of the use of the gamification strategy in a group of 4th period of the medicine undergraduate course of a public higher education institution. Methods:The Hepatitis Game was applied in the classroom at the time of the corresponding content, viral hepatitis, in the Program of Discipline (PD) of the Theoretical-Laboratory Activity (ATL). Thirty-two (96.9%) students participated in the activity. Results:During the game, the development of important cognitive skills for the construction of knowledge, such as intra-team interaction, motivation, reflection, criticality and participation was observed. Conclusion:This experience contributed unequivocally to the teaching-learningprocess, as it’sprovided a contextfor the construction of a broader and more complete sense of content. Althoughgamification provides an innovative solutionin education, further research is needed to evaluate the effectiveness of the method in medical education. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Baseada em Problemas | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Medicina | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.title | Gamificação no processo de ensino-aprendizagem das hepatites virais: relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Objetivo: Relatar a experiência do uso da estratégia de gamificaçãoem uma turma do4º período do curso de medicina de uma instituição de ensino superior pública.Método:O jogo HepatitisGame foi aplicado na sala de aula no momento do conteúdo correspondente, hepatites virais, no Programa de Disciplina (PD) da Atividade Teórico-Laboratorial (ATL). Trinta e dois (96,9%) alunos participaram da atividade. Resultados:Durante a realização do jogo observou-se o desenvolvimento de habilidades cognitivas importantes para a construção do conhecimento,como,interação intraequipes, motivação, reflexão, criticidade eparticipação. Conclusão:Tal experiência contribuiu de forma ímpar para o processo de ensino-aprendizagem, pois forneceu um contexto para a construção de um sentido mais amplo e integral do conteúdo. Embora a gamificação forneça uma solução inovadora na educação, mais pesquisas são necessárias para avaliar a eficácia dométodona educação médica. | pt_BR |
dc.title.en | Gamification in theteaching-learning process of the viral hepatitis: experience report | pt_BR |
Aparece nas coleções: | NUTEDS - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2020_art_itakenami.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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