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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Telessaúde acadêmica como apoio ao internato médico : conhecimento e percepção dos profissionais no campo de prática
Título em inglês: The academic telehealth as support of medical internship : knowledge and perceptionof workersteams at practice scenarios
Autor(es): Silva, Mayara Cintia de Jesus
Menezes, Marta Silva
Gusmão, Marília Menezes
Aguiar, Carolina Villa Nova
Kusterer, Liliane Elze Falcão Lins
Andrade, José Roberto dos Santos
Lélis, Rafael Carneiro de
Palavras-chave: Telemedicina;Educação Médica;Atenção Primária à Saúde
Data do documento: Jan-2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais
Citação: SILVA, Mayara Cintia de Jesus et al. Telessaúde acadêmica como apoio ao internato médico : conhecimento e percepção dos profissionais no campo de prática. Rev. Saúde Digital Tec. Educ., Fortaleza, CE, v. 5, n. 1, p. 83-94, jan./abr. 2020.
Resumo: Introdução:a Telessaúde como apoio ao internato médico contribui para a capacitação das equipes e dos estudantes, além de melhorar o atendimento aos usuários dos serviços de saúde. Esta pesquisa objetivou conhecer os recursos disponíveis e o entendimento das equipes, bem comoestabelecer ações para sensibilização e capacitação sobre o tema, na atenção básica. Métodos: trata-se de pesquisa-ação aplicada a grupo de conveniência de funcionários atuantes nas unidades de atenção básica, campo de prática do internato médico. Foi realizada a aplicação de um questionário reflexivo e ação educativa sobre a Telessaúde. Resultados: ogrupo foi compostopor 70 funcionários, 58 (82,9%) do sexo feminino, 39 (56%) agentes comunitários de saúde e 35 (50%) disseram conhecer ou ter ouvido falar da Telessaúde previamente. Dos respondentes, 23 (71,9%) disseram que não sabiam ou que os equipamentos não estavam disponíveis em sua unidade e 28 (85%) informaram não ter recebido capacitação sobre o tema. Para os que conheciam ou depois dasensibilização, 67 (97%) identificaram a possibilidade de uso e 69 (100%) julgaram o recurso útil.Conclusão: apesar da pequena utilização, foi identificado o potencial para suaaplicação depois da capacitação. Acredita-se que a implantação da Telessaúde acadêmica seja um fator de estímulo ao uso desse recurso no cotidiano dessas equipes.
Abstract: Introduction:telehealth as a support of medical internship contributes to the training of workers and students, as well as improving the service to users of health departments. This research aimed to know about the availability of resources and the knowledge of the workers team, and establish actions for awareness and training on the theme in primary health care. Methods:this is an action research applied to the convenience group of employees working in primary care, practice scenarios of medical internship. Conducted reflective questionnaire and educational action on Telehealth.Results:the group consisted of 70 employees, 58 (82.9%) female, 39 (56%) community health workers and 35 (50%) said they knew or had heard of telehealth beforehand. Of the respondents, 23 (71.9%) said they did not know or that the equipment was not available in their units, and 28 (85%) reported not having received training on the theme. For those who knew, or awareness, 67 (97%) identified possibility of use and 69 (100%) found the resource useful. Conclusion:despite the little use, identified potential for its application after the training. It is believed that the implementation of academic telehealth is a factor that encourages the use of this resource in the daily of these teams.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54386
ISSN: 2525-9563
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