Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54375
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSzafir, Milena-
dc.contributor.authorAldrete, Gerardo Alfonso Torres-
dc.date.accessioned2020-09-30T12:19:25Z-
dc.date.available2020-09-30T12:19:25Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationALDRETE, Gerardo Alfonso Torres. Desfragmentação do discurso amoroso através do design fotográfico. 2020. 208 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54375-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDatabase aestheticspt_BR
dc.subjectDesign gráficopt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectImagem digitalpt_BR
dc.subjectImago-performancept_BR
dc.titleDesfragmentação do discurso amoroso através do design fotográficopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNosso principal mote revela-se como uma tradução intersemiótica desde o livro “Fragmentos de un discurso amoroso” (1977) de Roland Barthes (1915-1980), ou seja, processos de criação na pesquisa em Artes através do conceito de estéticas do banco-de-dados entre um ensaio verbal e experimentações visuais oriundas deste. Assim, com o objetivo de criamos um portfólio de fotografias inspiradas no livro – proposta inicial do projeto de ingresso –, o trabalho se desenvolveu entre gestos de amar, fotografar e compor desde pesquisa teórica em diálogo com Manovich, Flusser, Fontcuberta, Tucherman, Han, Deleuze, Lupton, Benjamin, Auslander, Barthes, entre outros. Partimos, para tanto, de uma escrita criativa desenvolvida por citações em montagem diretamente via remix (com linkagens interativas ao longo do documento) e práticas fotográficas destinadas aos atuais formatos tipicamente digitais atreladas aos princípios do design gráfico na plataforma Instagram. Dessa maneira, buscamos mutuamente responder à questão: como performamos um discurso amoroso através da câmera lúcida por meio do estado da arte da imagem em nossa era de controle e consumo nas redes sociais?pt_BR
dc.description.abstract-esPartiendo como una traducción intersemiótica del libro ‘Fragmentos de un discurso amoroso’ (1977) de Roland Barthes (1915-1980), revelamos el proceso de creación en la investigación en Artes, a través del concepto de estéticas de banco-de-datos — entre un ensayo verbal y experimentaciones visuales que parten de esta. De esta forma, y con el objetivo de crear un portafolio de fotografías inspiradas en el libro —propuesta inicial del proyecto desde su fundación—, el trabajo es desarrollado entre los gestos de amar, fotografiar y componer por medio de la investigación teórica en diálogo con autores como Manovich, Flusser, Fontcuberta, Tucherman, Han, Deleuze, Lupton, Benjamin, Auslander, Barthes, entre otros. Por medio de una escritura creativa compuesta por citas montadas directamente vía remix y las prácticas fotográficas vinculadas a los principios del diseño gráfico, destinadas a los formatos típicamente digitales de la actualidad como la plataforma de Instagram, buscamos responder a la pregunta: ¿Cómo actuar un discurso amoroso a través de la cámara lúcida, por medio del estado del arte de la imagen en la era del control y consumo en las redes sociales?pt_BR
dc.title.enDefragmentation of the loving discuse through photographic designpt_BR
Aparece nas coleções:PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_dis_gataldrete.pdf14,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.