Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54160
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Estimação da biomassa dos recursos demersais na Plataforma Continental da Região Norte do Brasil
Título em inglês: Biomass assessment of demersal fish resourses of continental shelf of Nortern Brazil
Autor(es): Asano Filho, Mutsuo
Holanda, Francisco Carlos Alberto Fonteles
Oliveira, Gilvaniere Batista de
Palavras-chave: Biomassa;Plataforma Continental;Brasil- Região Norte
Data do documento: 2004
Instituição/Editor/Publicador: Arquivo de Ciências do Mar
Citação: ASANO FILHO, Mutsuo; HOLANDA, Francisco Carlos Alberto Fonteles; OLIVEIRA, Gilvaniere Batista de. Estimação da biomassa dos recursos demersais na Plataforma Continental da Região Norte do Brasil. Arquivo de Ciências do Mar. Fortaleza, v. 37. n. 1-2, p.53-62. 2004.
Resumo: Os recursos demersais estuarinos/marinhos contribuem com cerca de 80% da produção de pesca marítima desembarcada no estado do Pará e em virtude de sua importância e do intenso esforço de pesca atualmente exercido para a captura dos principais estoques pesqueiros, este estudo visou realizar uma avaliação de sua abundância com rede de arrasto para camarão na plataforma continental entre o Cabo Orange e a divisa dos Estados do Pará e Maranhão. Foram analisadas as variações das CPUA’s nos estados do Pará e Amapá e a influência dos períodos chuvoso e seco nas capturas, bem como a biomassa para toda a área estudada e para as principais espécies capturadas. A biomassa estimada dos recursos demersais capturados com redes de arrasto para camarão mostrou ser praticamente igual para as duas plataformas continentais (até 200 m), não apresentando influência nos períodos seco e chuvoso nas CPUA’s obtidas para toda a área. A biomassa estimada para as duas plataformas continentais foi de 95.648,91 toneladas, sendo a principal espécie capturada a pescada-gó, Macrodon ancylodon, que representa em torno de 16,07% de toda biomassa capturada. O camarão-rosa, Farfantepenaeus subtilis, que se apresentava como a principal espécie capturada em estudos anteriores, indicou neste estudo uma queda na participação relativa, representando atualmente apenas 5,92% de toda biomassa capturada
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54160
ISSN: 0374-5686
25
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004_art_masanofilho.pdf267,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.