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Tipo: TCC
Título: Da sensibilização à atuação: a compreensão docente sobre o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação
Autor(es): Silva, Danielle Gonzaga da
Orientador: Lima, Luciana de
Palavras-chave: Tecnologia digital de informação e comunicação;Formação docente;Tecnodocência;Construcionismo;Docência
Data do documento: 2020
Citação: SILVA, Danielle Gonzaga da. Da sensibilização à atuação: a compreensão docente sobre o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. 2020. 83 f. - Monografia (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza (CE), 2020.
Resumo: O objetivo do trabalho é descrever qual é a compreensão do docente que cursou a disciplina Tecnodocência em seu processo formativo sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) durante o processo de formação inicial e seus impactos didático-metodológicos vinculados a sua prática profissional. O uso das TDICs de maneira isolada não garante a articulação dos saberes de maneira interdisciplinar, concreta, ou tão pouco assegura a aproximação com as vivências do educando. Assim, é necessário considerar que, apesar de provocar discussões sobre a implementação das TDICs em contexto escolar, a comunidade acadêmica pouco aprofunda seus estudos relacionados ao tema, impactando a formação inicial de sujeitos alocados nos cursos de Licenciatura, e, por conseguinte, professores atuantes na Educação Básica. Desenvolveu-se a pesquisa descritiva, com a participação de um professor de matemática e dez alunos do quarto e quinto ano da instituição em que o sujeito da pesquisa leciona, durante os meses de setembro a novembro de 2019. A pesquisa se subdividiu em três fases: planejamento, coleta e análise de dados. A etapa da coleta de dados foi realizada em três fases: coleta de dados da atuação do professor-sujeito na disciplina Tecnodocência, entrevista com o professor-sujeito da pesquisa em sua prática profissional e aplicação de questionário com seus alunos. A etapa da análise de dados se vinculou ao tratamento das informações coletadas a partir da interpretação direta dos dados e da organização por meio de planilha eletrônica. Foram criadas um total de seis categorias a posteriori considerando-se a triangulação das respostas para os três contextos de coleta de dados. Os resultados da pesquisa demonstram que durante o período de formação inicial, o sujeito-professor elabora suas práticas pedagógicas pautadas em um paradigma instrucionista, o que pode estar relacionado a sua formação teórica ainda superficial, considerando que estava nos semestres iniciais de seu curso de formação e pela ausência de experiências práticas de estágio supervisionado ou trabalho. Após vivenciar uma experiência tecnodocente, o professor-sujeito passa a compreender novas possibilidades de uso das TDICs, desprendendo-se das amarras das práticas pedagógicas exclusivamente expositivas por meio do uso das ferramentas digitais. Pretende-se expor seus resultados através da publicação em periódico, bem como participação em eventos em que sejam relevantes as discussões sobre formação e prática docente vinculada ao uso das TDICs na educação.
Abstract: This article’s objective is to describe what is the understanding of the teacher who attended the discipline of Technoteaching (Tecnodocência) in its processes about the use of Digital Technologies of Information and Communication (DTIC) during the early stages of development and its didactic-methodologic impacts linked in it professional appliance. The usage of DTIC in separate way do not guarantee the articulation of the knowledge in an interdisciplinary way, concrete or even safe in approximation with the experiences of the teacher. Thus, it is necessary the consideration that, besides it generates discussions about the implementation of the DTIC in a scholar context, the academy community does little research related to the matter, impacting on the initial training of subjects allocated to undergraduate courses, and, therefore, teachers working in Basic Education. A descriptive research was developed, with the participation of a Math teacher and ten students of Fourth and Fifth years from the institution that the research subject teaches, during the months of September to November of 2019. The research was subdivided in three phases: planning, data collect and analysis of data. The data collection was carried out in three phases: collection of data from the influence of the teacher-subject at the Technoteaching discipline, interview with the teacher-subject of the research in their professional practice and application of a questionnaire in their students. The data analysis phase was hitched to the treatment of the information collected throughout the direct interpretation of the data and from the organization thought an electronic spreadsheet. Later on, was developed six categories considering the triangulation of the answers for three contexts of the data collect. The results of the research showed that during the period of initial training, the subject-teacher elaborates their pedagogical practices ruled in a instrumentalist paradigm, which can be related to their theoretical training still superficial, considering their being in early years of college training and for the lack of practical experience of supervised internship or job. After experiencing technoteaching, the subject-teacher starts to comprehend new possibilities of the DTIC use, releasing themselves from the ties of pedagogical practices exclusively expositive using digital tools. It is intended its results to be published in a journal, as well the participation in events where the discussion about the training and teaching linked to the use of DTIC to educational purpose.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54112
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