Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54016
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Uso de plataformas de dados e google earth engine no ensino da criosfera e mudanças climáticas
Título em inglês: Use of data platforms and google earth engine in criosphere education and climate change
Autor(es): Petsch, Carina
Velho, Luiz Felipe
Rosa, Kátia Kellem Da
Palavras-chave: Tecnologias de informação e comunicação;Ensino de geografia;Geografia das regiões polares
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Geosaberes
Citação: PETSCH, Carina; VELHO, Luiz Felipe; ROSA, Kátia Kellem da. Uso de plataformas de dados e google earth engine no ensino da criosfera e mudanças climáticas. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 22, p. 36 - 48, set. 2019.
Resumo: A proposta dessa pesquisa é apresentar planos de aula, utilizando TICs, para auxiliar professores no ensino de mudanças climáticas e Criosfera. Os planos de aula foram construídos com itens de objetivo, descrição da aula, atividade e público alvo. Foram propostas duas aulas (1 e 2) onde serão discutidos conceitos da Criosfera e como sua dinâmica é alterada pelo fator antrópico. Os alunos serão estimulados a refletirem sobre os efeitos das mudanças climáticas na sua cidade, e como podem ser adotadas estratégias para minimizarem esses impactos (Aulas 4 e 5). Abordando o contexto social, uma aula (a 3) propõe a discussão sobre como as comunidades de baixa renda serão afetadas. Os planos de aula foram organizados segundo uma lógica de ensino-aprendizagem que estimula o aluno a ter uma visão sistêmica dos efeitos e impactos das mudanças climáticas.
Abstract: The proposal of this research is to present lesson plans, using ICT, to assist teachers in teaching climate change and Cryosphere in the Geography course. The lesson plans were constructed with objective items, class description, activity and target audience. Two classes (1 and 2) were proposed where concepts of the Cryosphere will be discussed and how their dynamics will be altered by the anthropic factor. Students will be encouraged to reflect on the effects of climate change on their city, and how strategies can be adopted to minimize these impacts (Lessons 4 and 5). Addressing the social context, a class (a 3) proposes to discuss how low-income communities will be affected. The lesson plans were organized according to a teaching-learning logic that encourages students to have a systemic view of the effects and impacts of climate change.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54016
ISSN: 2178-0463
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DGR - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_cpetsch.pdf2,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.