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Tipo: Artigo de Periódico
Título: A importância do estudo da geomorfologia costeira nas aulas de geografia por meio do trabalho de campo
Título em inglês: The importance of the coastal geomorphology study in geography lessons through field work
Autor(es): Sacramento, Ana Claudia Ramos
Barroso, Taíza Nunes de Souza
Palavras-chave: Ensino de geografia;Geomorfologia costeira;Trabalho de campo
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Geosaberes
Citação: SACRAMENTO, Ana Claudia Ramos; BARROSO, Taíza Nunes de Souza. A importância do estudo da geomorfologia costeira nas aulas de geografia por meio do trabalho de campo. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 22, p. 14 - 25, set. 2019.
Resumo: O Brasil se caracteriza como um país litorâneo, ou seja, em toda sua extensão territorial há características dos ambientes costeiros que influenciam direta ou indiretamente a sociedade, por isso é importante sua aprendizagem em sala de aula. Desta forma, o objetivo deste texto é analisar a importância dos conteúdos de geomorfologia costeira por meio do Trabalho de Campo para uma turma de 1º ano do ensino médio. O Ensino de Geografia pode permear as características geomorfológicas do litoral brasileiro especificando suas diferenças e particularidades, ou seja, cada território do país possuí um ambiente costeiro característico, como é o caso da Praia das Pedrinhas em São Gonçalo-RJ. Os resultados obtidos por meio do Trabalho de Campo no ensino de Geomorfologia Costeira foram: maior aproximação dos estudantes com litoral gonçalense, conscientização sobre os usos da Praia, a questão dos impactos ambientais na praia, observação e importância do mangue como vegetação litorânea.
Abstract: Brazil is characterized as a coastal country, that is, in all its territorial extension there are characteristics of coastal environments that directly or indirectly influence society, so it is important to learn in the classroom. Thus, the purpose of this text is to analyze the importance of the contents of coastal geomorphology by means of field work for one class of High School in 10th grade. The teaching of geography can permeate the geomorphological characteristics of the Brazilian coast, specifying their differences and particularities, that is, each territory of the country has a characteristic coastal environment, as is the case of the Pedrinhas Beach in São Gonçalo-RJ. The results obtained through the Field Work in the teaching of Coastal Geomorphology were greater approximation of students with the coast of gonçalense, awareness of the uses of Praia, the question of environmental impacts on the beach, observation and importance of the mangrove as coastal vegetation.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54010
ISSN: 2178-0463
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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