Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53882
Tipo: | Dissertação |
Título: | Matemática básica em quadrinhos: algumas aplicações das HQs em sala de aula |
Título em inglês: | Basic mathematics in comics: some applications of comic books in the classroom |
Autor(es): | Silva, José Gleison Lima da |
Orientador: | Melo, Marcelo Ferreira de |
Palavras-chave: | Histórias em quadrinhos;Ensino de Matemática;Topologia;Progressão aritmética;Estatística;Comics;Mathematics teaching;Topology;Progressions, Arithmetic;Statistics |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | SILVA, José Gleison Lima da. Matemática básica em quadrinhos: algumas aplicações das HQs em sala de aula. 2020. 73 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Departamento de Matemática, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Resumo: | O presente trabalho versa sobre o uso das histórias em quadrinhos no ensino da matemática.Tendo como foco a aplicação de atividades de produção de quadrinhos, como os fanzines e as tirinhas, em turmas do ensino médio. Detalhamos, inicialmente, as etapas de produção de quadrinhos curtos (tirinhas) confeccionados por alunos do ensino médio numa abordagem sucinta das progressões aritméticas e da estatística, a partir da qual podemos avaliar o nível de compreensão e de dificuldades expresso pelos estudantes concernente a esses tópicos. Em seguida, apresentamos uma adaptação própria de um problema topológico para os quadrinhos revisando definições elementares de topologia, objetivando demonstrar a versatilidade dessa mídia na veiculação de qualquer tipo de conteúdo e temática. Finalizamos com uma sugestão de publicação de revista em quadrinhos abordando temas matemáticos básicos, históricos e/ou curiosos, com propostas de uso da mesma em sala aula. Agregando, assim, uma ferramenta adicional ao ensino e à divulgação da matemática. |
Résumé: | Le présent mémoire concerne sur l’utilization de les bandes dessinées dans l’enseignement desmathématiques. Se concentrer sur l’application de leurs activités de production dans les classesdu secondaire. Nous détaillons dans un premier temps les étapes de production de courtes bandesdessinées réalisées par des lycéens dans une approche succincte des progressions arithmétiques etstatistiques, à partir desquelles nous pouvons évaluer le niveau de compréhension et les difficultésexprimées par les étudiants sur ces sujets. Ensuite, nous avons présenté une adaptation d’unproblème topologique pour la bande dessinée, en passant en revue les définitions élémentairesde la topologie, dans le but de démontrer la polyvalence de ce média dans la transmission detout type de contenu et thématique. Nous avons terminé avec une suggestion de publier unebande dessinée couvrant des thèmes mathématiques de base, historiques et curieux, avec despropositions pour l’utiliser en classe. Ainsi, l’ajout d’un outil supplémentaire à l’enseignementet à la diffusion des mathématiques. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53882 |
Aparece nas coleções: | PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_dis_jglsilva.pdf | 93,96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.