Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53877
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Abordagem funcionalista da oração adjetiva: uma intervenção pedagógica no ensino fundamental
Título em inglês: Functional approach to adjective clause: a pedagogical intervention in elementary school
Autor(es): Bispo, Edvaldo Balduino
Silva, Lígia Maria da
Palavras-chave: Oração adjetiva;Linguística Funcional;Ensino de Língua Portuguesa
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrepalavras
Citação: BISPO, Edvaldo Balduino; SILVA, Lígia Maria da. Abordagem funcionalista da oração adjetiva: uma intervenção pedagógica no ensino fundamental. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 10, v. 10, n. 2, p. 1-21, maio/ago. 2020.
Resumo: Neste artigo, apresentamos e discutimos resultados da aplicação de uma proposta didática de abordagem funcionalista da oração adjetiva no Ensino Fundamental. Objetivamos contribuir para a melhoria do ensino desse tipo oracional, considerando textos autênticos produzidos em situações reais de interação e o respeito à diversidade de usos linguísticos. Por meio de uma pesquisa interventiva, de natureza qualitativointerpretativista, desenvolvemos sequência de aulas composta por quatro etapas. A intervenção ancorouse teórico-metodologicamente na Linguística Funcional norte-americana e em sua correlação com o ensino de Língua Portuguesa, notadamente em conformidade com as orientações curriculares nacionais.Os achados revelam que os alunos da turma participante apresentaram melhor compreensão do conteúdo em relação à turma de controle. Essa melhor compreensão relaciona-se, principalmente, a: i) diferentes modos de organização da adjetiva, ii) aspectos semânticos e discursivo-pragmáticos atinentes aos usos dessas orações e ao núcleo nominal a que elas se ligam e iii) distinção entre restritiva e explicativa. Os resultados também revelam a necessidade de ajustes devido à realidade das turmas e ao atendimento às bases teóricas que fundamentaram a intervenção. Tais ajustes incluem, por exemplo, o tempo destinado às atividades e a readequação de algumas questões dos exercícios.
Abstract: In this paper, we present and discuss the results of applying a didactic proposal for a functionalist approach to adjective clause in Elementary School. We aim to contribute to the improvement of teaching of adjective clause, considering authentic texts produced in real situations of interaction and respecting the diversity of linguistic usage. Through an interventional research, of a qualitative-interpretative nature, we developed a sequence of classes composed of four stages. The theoretical and methodological support is the North American Functional Linguistics and its correlation with Portuguese language teaching, notably in accordance with national curriculum guidelines. The findings reveal that the students in the participating class had understood the content better than that ones of the control class. This better understanding is mainly related to: i) different strategies of adjective clauses, ii) semantic and discursive-pragmatic aspects related to the uses of these clauses and the head noun to which they are linked and iii) distinction between restrictive and nonrestrictive adjective clause. The results also show the need for adjustments due to the reality of the classes and the attendance to the theoretical support. Such adjustments include the time allocated to activities and the readjustment of some exercise questions.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53877
ISSN: 2237-6321
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_ebbispolmsilva.pdf439,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.