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Tipo: TCC
Título: Os efeitos indesejados da educação sob a égide neoliberal: os mecanismos de fraudes das avaliações em larga escala
Autor(es): França, Nairla Mara de Souza
Orientador: Zientarski, Clarice
Palavras-chave: Educação e Estado;Avaliação Educacional;Educação - Aspectos econômicos;Fraude na educação
Data do documento: 2019
Citação: FRANÇA, Nairla Mara de Souza. Os efeitos indesejados da educação sob a égide neoliberal: os mecanismos de fraudes das avaliações em larga escala. 2019. 77f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2019.
Resumo: O presente trabalho Os efeitos indesejados da educação sob a égide neoliberal: os mecanismos de fraudes das avaliações em larga escala busca analisar como a lógica da mercantilização educacional, ideologizada pelas ideias da Teoria do Capital Humano e gerencialista do Estado Avaliador, relacionados a política de accountability educacional, tem resultado em práticas que mascaram a crise da educação, por meio de fraudes nos processos de avaliações em larga escala. As mudanças políticas, econômicas e sociais provenientes da passagem da teoria keynesiana para a neoliberal nos anos de 1980 desencadearam uma série de transformações nas funções do Estado, ampliando seu papel regulador em especial no campo da educação. gerando um Estado cada vez mais avaliador que se caracteriza por tomar decisões e exercer sua gestão por meio da implementação de avaliações de desempenho e dos mecanismos de accountability na gestão pública. Esta conjuntura reforça o processo de alienação educacional dos indivíduos e fundamenta o problema da pesquisa: Diante da onda de fraudes nos sistemas de avaliação, no Estado do Ceará, que interconexões podem ser tecidas entre este efeito indesejado com as políticas de accountability educacional sob a égide neoliberal? Esse problema desdobra-se em questões norteadoras, como: O Estado Avaliador é cumplice ou agente instigador das fraudes avaliativas? Para responder estas problemáticas, tem-se como objetivo analisar as possíveis interconexões entre as fraudes nos sistemas de avaliação em larga escala, como efeito indesejado da subordinação educacional à lógica neoliberal materializado nas políticas de avaliação (accountability), tendo como recorte o Estado do Ceará. Deste cenário eleva-se a hipótese de que o atual estágio das políticas educacionais centradas nas avaliações em larga escala, pautadas em premiações e implementação de políticas de punições, alguns dos sujeitos envolvidos no processo avaliativo, adotam procedimentos indesejados (fraudes das avaliações) como instrumento de escapar das consequências impostas pelo sistema educacional neoliberal. Utilizando-se da teoria do conhecimento do materialismo histórico dialético e da metodologia fundamentada na pesquisa bibliográfica, as considerações finais destacam que as políticas de accountability e as mudanças educacionais promovidas sob a égide neoliberal, na forma que estão sendo empregadas, interconectam-se às fraudes nos sistemas de avaliação em larga escala, bem como assomam-se a um longo histórico de precarização da educação.
Abstract: This work Unwanted effects of education under neoliberal auspices: the mechanisms of fraud in large-scale assessments is to analyze how the logic of educational marketization, ideologized by the ideas of the Theory of Human Capital and managerial status review, related to accountability policy education has resulted in practices that mask the crisis in education, through fraud in large-scale assessments processes. Political, economic and social changes from the passage of Keynesian theory to the neo-liberal in the 1980s triggered a series of changes in state functions, expanding its regulatory role especially in the field of education.This situation reinforces the process of educational alienation of individuals and founded the research problem: Given the wave of fraud in evaluation systems in the State of Ceará, which interconnects can be woven between this undesired effect with educational accountability policies under the aegis neoliberal? This problem unfolds in guiding questions, such as: State Reviewer's accomplice or instigator agent of evaluation fraud? To answer these problems, you have to analyze the possible interconnections between fraud in assessment systems on a large scale, such as unwanted effect of educational subordination to the neoliberal logic embodied in the evaluation of policies (accountability), with the cut out the State of Ceará. In this scenario rises hypothesized the current stage of focused educational policies in large-scale assessments, guided by awards and implementation of sanctions policies, some of those involved in the evaluation process, adopt unwanted procedures (fraud evaluations) escape instrument of the consequences imposed by the educational system neoliberal. Using the theory of knowledge of dialectical and historical materialism of grounded methodology in the literature, the final considerations emphasize that accountability policies and educational changes promoted under neoliberal auspices, as being employed, interconnect-fraud the evaluation systems on a large scale, as well as loom to a long history of education of precariousness.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53827
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