Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53778
Tipo: Artigo de Evento
Título: Análise do processo de liberação de frota utilizando as ferramentas da qualidade numa empresa de bebidas
Autor(es): Cardoso, Karem Gonçalves
Pontes, Heráclito Lopes Jaguaribe
Paulino, Greyce Palacio
Ramos, Milena Maria Ribas
Sales, Caio Jucá de Moraes
Palavras-chave: Logística de distribuição;Gestão da qualidade total;Tempo de liberação de frota
Data do documento: 2016
Citação: CARDOSO, K. G.; PONTES, H. L. J.; PAULINO, G. P. ; RAMOS, M. M. R.; SALES, C. J. de M. Análise do processo de liberação de frota utilizando as ferramentas da qualidade numa empresa de bebidas. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCÃO. XXXVI, 03 a 06 out. 2016, João Pessoa/(PB). Anais […] João Pessoa (PB) 2016. Tema: Contribuições da Engenharia de Produção para Melhores Práticas de Gestão e Modernização do Brasil.
Resumo: Em uma empresa, a qualidade do serviço entregue aos clientes auxilia sua velocidade de crescimento. A efetividade do serviço de entrega deve ser analisada a curto, médio e longo prazo, pois seu crescimento impacta na sociedade em geral. Parra isso, deve-se levar em consideração fatores logísticos, de qualidade, de vendas e marketing, pois produtos quebrados, mal negociados e entregues fora do prazo geram descontentamento dos clientes, podendo acarretar na perda dos mesmos, na diminuição de demanda e em custos desnecessários. Nesse contexto, foi verificada a importância da realização de uma análise do processo de liberação da frota fixa de veículos que realizam a distribuição de uma empresa do ramo de bebidas situada no estado do Ceará. Com isso, foi necessário obter conhecimentos de conceitos e ferramentas de gestão da qualidade total e distribuição física, para a partir dos dados coletados da empresa, garantir ganho no indicador de tempo de liberação da frota. Inicialmente foi realizada uma coleta de dados na gestão da frota, seguido por análises dos gargalos e suas causas raiz utilizando ferramentas da qualidade. Foram realizados treinamentos para os times de monitoramento e integrantes envolvidos com o processo para implementação das melhorias propostas. Dentre os ganhos do trabalho, tem-se a redução de hora extra dos funcionários, redução do número de devoluções, melhoria no nível de serviço, atrelado a um aumento de produtividade, além de redução do número de reclamações no serviço de atendimento ao cliente.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53778
ISSN: ENEGEP: 2594-9713
ICIEOM: 23178000
Aparece nas coleções:DEPR - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_kgcardosohljpontes.pdf569,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.