Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53776
Tipo: Artigo de Evento
Título: Análise do processo da aplicação da manutenção produtiva total no setor de tingimento de uma indústria têxtil
Autor(es): Girão, Ary Hudson Ferreira
Amorim, Alysson Andrade
Masih, Rogério Teixeira
Palavras-chave: TPM;Competitividade;Indústria têxtil
Data do documento: 2016
Citação: GIRÃO, A. H. F.; AMORIM, A. A.; MASIH, R. T. Análise do processo da aplicação da manutenção produtiva total no setor de tingimento de uma indústria têxtil. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCÃO. XXXVI., 03 a 06 Out. 2016, João Pessoa/(PB). Anais … João Pessoa (PB) 2016. Tema: Contribuições da Engenharia de Produção para Melhores Práticas de Gestão e Modernização do Brasil
Resumo: Com a acirrada concorrência, as empresas buscam aprimorar sua gestão de forma a manter sua vantagem competitiva. A redução de custos através da diminuição das perdas nos diversos processos é uma das principais alternativas para isso. No âmbbito da gestão da operação, o TPM é visto como uma metodologia que auxiliará na diminuição das perdas e defeitos e, consequentemente, aumentar a competitividade. Este trabalho aborda os principais conceitos sobre a manutenção produtiva total (TPM), trazendo uma aplicação real com os resultados obtidos após a implantação. Foi realizado estudo de caso em uma empresa de grande porte do setor têxtil, localizada na região metropolitana de Fortaleza, estado do Ceará. Este trabalho tem como objetivo analisar a implantação da metodologia TPM no setor de tingimento de uma indústria têxtil de grande porte no estado do Ceará. Para alcançar tal objetivo, foram levantadas informações sobre o processo atual e sobre as práticas incorporadas ao longo da fase de implantação do TPM, de forma a permitir a comparação entre os resultado da eficiência global do setor de manutenção nas fases pré e pós implantação. Verificou-se ao final deste trabalho os efeitos benéficos da aplicação do TPM, através da análise do indicador de eficiência global dos equipamentos (OEE) que subiu de 64,2% para 70,7%.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53776
ISSN: ENEGEP: 2594-9713
ICIEOM: 23178000
Aparece nas coleções:DEPR - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_ahfgiraoaaamorimrtmasih.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.