Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53773
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Capacitação de pescadores artesanais e cooperativismo no estado do ceará: lições do Projeto Barco-Escola
Título en inglés: Artisanal fishermen training and cooperativism in Ceará State: lessons from the School-Boat Project
Autor : Leite Filho, Raimundo Hélio
Marinho, Reynaldo Amorim
Furtado Neto, Manuel Antonio de Andrade
Palabras clave : Ceará-Projeto Barco-Escola;Capacitação tecnológica;Pesca artesanal
Fecha de publicación : 2008
Editorial : Arquivo de Ciências do Mar
Citación : LEITE FILHO, Raimundo Hélio; MARINHO; Reynaldo Amorim; FURTADO NETO, Manuel Antonio de Andrade. Capacitação de pescadores artesanais e cooperativismo no estado do ceará: lições do Projeto Barco-Escola. Arquivo de Ciências do Mar. Fortaleza, v.41 n. 1, p. 123-127, 2008.
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalho relata as atividades do Projeto Barco-Escola, desenvolvido com um público-alvo de trinta pescadores artesanais em três municípios do Estado do Ceará, pelo Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará. Ele teve como objetivo aplicar a experiência cooperativista de capacitação tecnológica, através do treinamento para a pesca artesanal de peixes utilizando-se espinhel-de-fundo. Como metodologia auxiliar, foram realizadas entrevistas em março e abril de 2006, para se avaliar a opinião dos pescadores sobre o projeto, seu perfil socioeconômico, o caráter pedagógico e social do projeto e sua visão positiva sobre a nova tecnologia. O projeto promoveu o desenvolvido da tecnologia de captura e proporcionou novos conhecimentos: não deu o peixe de graça. O que os pescadores adquiriram foram elementos permanentes que os ajudarão ao longo de sua vida profissional. Este trabalho mostrou que o conhecimento científico pode ser bem assimilado por pessoas com baixo nível de escolaridade, desde que os adequados meios pedagógicos sejam aplicados a novas experiências. Os pescadores treinados durante o projeto se tornaram replicadores de conhecimento junto aos seus colegas de profissão, demonstrando sua viabilidade concreta como elemento de desenvolvimento sustentável da pesca artesanal no Ceará.
Abstract: This paper reports the activities of the School-Boat Project, developed with a target-group of thirty artisanal fishermen from three different counties of Ceará State, Brazil, sponsored by the Marine Science Institute, Federal University of Ceará. It had as objective to apply the cooperativism experience for technological enhancement by means of their training in artisanal fishing of oceanic-zone fish with bottom longline. As a supporting methodology, interviews with fishermen were made on March and April of 2006, so as to ascertain their appraisal of the project, their socioeconomic profile, the teaching and social characters of the project, and their positive outlook of the new technology. As its main outcome, the project enabled the known fishing techniques to be enhanced by a new approach: fish were not given for free. What the fishermen actually acquired were permanent elements that will help them get a better income and improve their social status. This research work has also shown that scientific knowledge can learned by low-grade working people as long as adequate tuition means are applied to new experiences. The fishermen trained during the project became teachers to their own fishing mates, meaning that its evident viability can be seen as an element of sustainable development of artisanal fisheries in Ceará State
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53773
ISSN : 0374-5686
2526-7639 (online)
Aparece en las colecciones: LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2008_art_rhleitefilho.pdf330,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.