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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Francisco Jerley Solon de-
dc.contributor.authorPereira, Nathália de Sousa-
dc.contributor.authorPontes, Heráclito Lopes Jaguaribe-
dc.date.accessioned2020-09-01T16:35:47Z-
dc.date.available2020-09-01T16:35:47Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSOUZA, F. J..S. de; PEREIRA, N. de S.; PONTES, H. L. J. Aplicação do método do centro de gravidade para decisão de localização de uma transportadora rodoviária de cargas. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO, XXXV.13 a 16 de outubro 2015, Fortaleza, CE, Brasil. Anais […] Fortaleza, CE, Brasil. 2015. Tema: Perspectivas Globais para a Engenharia de Produção.pt_BR
dc.identifier.issn2594-9713-
dc.identifier.issn2318-3349 (ISSN-L)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53754-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMétodo do centro de gravidadept_BR
dc.subjectDecisão de localizaçãopt_BR
dc.subjectCusto de transportept_BR
dc.titleAplicação do Método do Centro de Gravidade para decisão de localização de uma transportadora rodoviária de cargaspt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAntigamente, a maioria das empresas alocavam suas instalações físicas sem fazer um estudo prévio de viabilidade, em consequência, hoje, nota-se que algumas empresas estão com sua localização inviável em relação aos custos e acesso aos clientes. A busca por novas estratégias para assegurar a qualidade dos serviços oferecidos aos clientes pode ser vital para a sobrevivência das empresas. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo identificar o melhor ponto de instalação, em termos financeiros, de uma empresa localizada no estado do Ceará que atua no mercado de transporte rodoviário de cargas e compará-lo com a posição atual. A metodologia do trabalho foi elaborada através da aplicação do método do Centro de Gravidade para encontrar a posição mais viável economicamente. Os dados quantitativos coletados para a pesquisa são referentes aos meses de março e abril de 2014. O cálculo foi baseado nos oito principais clientes da empresa, onde os pontos de entrega das cargas estão localizados em 114 cidades. Os resultados obtidos evidenciaram uma redução dos custos de transporte quando comparados com a localização atual,o que torna eficaz a aplicação do método.pt_BR
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