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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Análise das proibições, permissões e obrigações nas batalhas em mangás
Título em inglês: Analysis of prohibitions, permissions and obligations in the battles in mangas
Autor(es): Lopes, Maria Fabiola Vasconcelos
Palavras-chave: Funcionalismo;Modalidade deôntica;Gênero textual mangá;Valor argumentativo
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Revista e-scrita
Citação: LOPES, Maria Fabiola Vasconcelos. Análise das proibições, permissões e obrigações nas batalhas em mangás. Revista e-scrita, Nilópolis (RJ), v. 10, n. 1, p. 222-234, jan./abr. 2019.
Resumo: Este artigo objetiva investigar marcadores deônticos no discurso do mangá. Para tal fim, os significados deônticos (proibições, permissões e obrigações) ativados pelos personagens no mangá são observados. Também, a inclusão ou não inclusão da fonte e o modo são analisados. O enredo envolve um grupo de estudantes forçados a lutar até a morte. Contudo, eles precisam fazer alianças no intuito de sobreviver. Então, os diálogos no contexto escolhido permitem perceber a interação como uma atividade cooperada (HENGEVELD,1989, p. 229). Autores como Lyons (1977), Bybee, Perkins & Paliuca (1994) e Tomasello (2008) também dão suporte ao estudo. A pesquisa é desenvolvida sob a perspectiva funcionalista e tenta compreender o valor argumentativo por meio dos vários significados da modalidade deôntica. O resultado revela que o comando (25,9%) e a persuasão (46,7%) são destacados, sendo essenciais no discurso no mangá. Por fim, o estudo tem apoio da PRAE/UFC.
Abstract: This article aims at investigating deontic markers in the discourse of manga. For this, the deontic meanings (prohibitions, permissions, and obligations) activated by the characters in manga are observed. Also, the inclusion or non-inclusion of the source and the mood are analyzed. The plot involves a group of students forced to fight to death. However, they need to make links in order to survive. So, the dialogues in the context chosen allow observing the interaction as a cooperative activity (HENGEVELD, 1989 p. 229). Writers such as Lyons (1977), Bybee, Perkins, and Paliuca (1994) and Tomasello (2008) also give support to the study. The research is developed under a Functionalistic perspective and attempts to understand the argumentative value by means of the various meanings of deontic modality. The results reveal that command (25,9%) and persuasion (46,7%) are highlighted, being essential in the discourse in the manga. At last, the study has the support of PRAE/UFC.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53545
ISSN: 2177-6288
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