Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53481
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBraga, Amanda-
dc.contributor.authorSá, Israel-
dc.date.accessioned2020-08-18T13:06:56Z-
dc.date.available2020-08-18T13:06:56Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationBRAGA, Amanda; SÁ, Israel de. Da determinação histórica da língua(gem): contribuições da análise do discurso ao ensino da linguística. Revista Gelne.v 22. n.1. p.31-42. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2236-0883 ON LINE-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53481-
dc.description.abstractBased on the assumption that the relation established by the Discourse Analysis between language and history is what marks its discontinuity in relation to the other subjects from the field of Linguistic Science, this paper aims to problematize the contributions of the Discourse Analysis to the teaching of this science. For this, a discussion is presented that follows the development of the very relationship between language and history within the subject: i) construction of the discourse object; ii) the production conditions of the discourse and their relation with historical materialism; iii) the dialogue established with the New History and the works of Michel Foucault. Finally, we will demonstrate how the theoretical-conceptual framework of the Discourse Analysis that follows from the conceptions of history adopted by the subject is currently thought and operationalized. To this end, we will utilize the concept of discursive memory and the notion of interconnectivity, by analyzing two photographs of Lula, one from 1979 and one from 2018. The aim is then to demonstrate that what differentiates the Discourse Analysis from other linguistic subjects is also what it offers and adds to the study of language.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherGelnept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.titleDa determinação histórica da língua(gem): contribuições da análise do discurso ao ensino da linguísticapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrPartindo do pressuposto de que a relação estabelecida pela Análise do Discurso entre língua(gem) e história é o que marca sua descontinuidade em relação às demais disciplinas alocadas no interior da ciência Linguística, este artigo tem por objetivo problematizar as contribuições da Análise do Discurso ao ensino dessa ciência. Para tanto, apresenta-se uma discussão que acompanha o próprio desenvolvimento da relação entre língua(gem) e história no interior da disciplina: i) construção do objeto discurso; ii) as condições de produção do discurso e sua relação com o materialismo histórico; iii) o diálogo estabelecido com a Nova História e os trabalhos de Michel Foucault. Ao fim, demonstraremos, ainda, de que modo o arcabouço teórico-conceitual da Análise do Discurso que decorre das concepções de história adotadas pela disciplina é pensado e operacionalizado atualmente. Com este fim, mobilizaremos o conceito de memória discursiva e a noção de intericonicidade mediante a análise de duas fotografias de Lula, uma de 1979 e outra de 2018. O intuito é, enfim, demonstrar que aquilo que diferencia a Análise do Discurso das demais disciplinas linguísticas é também aquilo que ela oferece e acrescenta ao estudo da língua(gem).pt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_abraga.pdf772,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.