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dc.contributor.authorMaia, Henrique Capeleiro-
dc.date.accessioned2020-08-12T19:02:07Z-
dc.date.available2020-08-12T19:02:07Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationLORENZ, Konrad. A teoria de Kant do a priori à luz da Biologia Contemporânea (1941). Tradução: Henrique Capeleiro Maia. Argumentos Revista de Filosofia, Fortaleza, ano 12, n. 24, p. 192-211, jul./dez. 2020. Versão inglesa (Kant’s Doctrine of the A Priori in The Light of Contemporary Biology) do original alemão.pt_BR
dc.identifier.issn1984-4255-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53437-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherArgumentos Revista de Filosofiapt_BR
dc.subjectTeoria de Kantpt_BR
dc.subjectBiologia Contemporâneapt_BR
dc.subjectCiências naturiaispt_BR
dc.titleA teoria de Kant do a priori à luz da Biologia Contemporânea (1941)pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrPara Kant, as formas do espaço, tempo, causalidade e demais categorias do nosso pensamento são dados estabelecidos a priori, determinando a forma de toda a nossa experiência, e, de fato, tornando a experiência possível. Para Kant, a validade destes princípios primários da razão é absoluta. Esta validade é fundamentalmente independente das leis da natureza real que está por detrás das aparências. Esta validade não é para ser pensada como surgindo destas leis. As categorias e formas da intuição a priori não podem estar relacionadas com as leis inerentes na ‘coisa-em-si’, seja por abstração ou por quaisquer outros meios. A única coisa que podemos afirmar sobre a ‘coisa-em-si’, de acordo com Kant, é a realidade da sua existência. A relação que existe entre ela e a forma na qual esta afeta os nossos sentidos e aparece no nosso mundo de experiência é, para Kant, alógica (para exagerar um pouco). Para Kant, a coisa-em-si é, em princípio, não passível de ser conhecida, porque a forma da sua aparência é determinada pelas formas e categorias puramente ideais da intuição, de modo que a sua aparência não tem conexão com a sua essência. Este é o ponto de vista do idealismo ‘transcendental’, ou ‘crítico’, reafirmado numa forma condensada. [...]pt_BR
dc.title.enKant’s doctrine of the a priori in the light of Contemporary Biology (1941)pt_BR
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