Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53432
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFigueirêdo, Ferdinando de Oliveira-
dc.date.accessioned2020-08-12T13:01:05Z-
dc.date.available2020-08-12T13:01:05Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationFIGUEIRÊDO, Ferdinando de Oliveira. Através da imagem: a fotografia como recurso narrativo em o livro das emoções e o lar da srta. Peregrine para crianças peculiares. Revista do GELNE. Natal (RN) v. 22. n.2. 2020. P107-117.pt_BR
dc.identifier.isbn2236-0883 ON LINE-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53432-
dc.description.abstractThis research aims to develop an analytical and comparative study of the photography as a narrative resource for the composition of the works The book of emotions (2008), by the Brazilian writer Joao Almino (1950-), and Miss Peregrine's Home for Peculiar Children(2016), by the American writer and film-maker Ransom Riggs (1979- ). In the first, it narrates the trajectory of the blind photographer who edits a photographic day-book – entitled “The book of emotions” - with photos that represent many characters, building diversified pictures for the reader’s perception without concretely framing the photo as object, in contrast with Riggs’s novel which associates photo and narrative to deal with the story about a boy that follows clues that conduct him to an abandoned orphanage, where he knows children with peculiar “gifts” led by Srta. Peregrine, the director. Both the novels are similar in the textual structure justified by the use of the photographic method. Therefore, it is intended to observe how each writer used the photo in the novel. It will be considered the contributions of critics like Brizuela (2014), Garramuño (2014), among others which discuss about the configuration’s means of literary text, as well asan analysis of the photo’s foundations, beyond the limits and forms that the literature takes on its definition.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherGelnept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectContemporaneidadept_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.titleAtravés da imagem: a fotografia como recurso narrativo em o livro das emoções e o lar da srta Peregrine para crianças peculiarespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa tem como objetivo desenvolver um estudo analítico-comparativo da fotografia enquanto recurso narrativo para a composição das obras O livro das emoções (2008), do escritor brasileiro João Almino (1950-), e O lar da Srta. Peregrine para crianças peculiares (2016), do escritor e cineasta americano Ransom Riggs (1979-). Na primeira, narra-se a trajetória do fotógrafo cego Cadu, que edita um diário fotográfico – intitulado “O livro das emoções” - com fotografias que representam personagens diversos, construindo imagens diversificadas para a percepção do leitor sem enquadrar concretamente a foto como objeto, diferentemente da obra de Riggs, que combina fotografia e narrativa ao tratar da história de um garoto que segue pistas que o levam a um orfanato abandonado, onde conhece crianças com dons “peculiares” lideradas pela diretora Srta. Peregrine. Ambos os romances se aproximam na estrutura textual, que se justifica pela utilização do método fotográfico. Pretende-se, portanto, observar como cada autor usou a fotografia no romance. Serão consideradas as contribuições de críticos como Brizuela (2014), Garramuño (2014), dentre outros, que debatem acerca dos meios de configuração do texto literário, bem como uma análise sobre os fundamentos da fotografia, além dos limites e as mutações que a literatura assume em sua construção.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_afofigueiredo.pdf461,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.