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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53405
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Lucas, Ricardo Jorge de Lucena | - |
dc.contributor.author | Reis, Lucas Bernardo | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-11T16:15:47Z | - |
dc.date.available | 2020-08-11T16:15:47Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | REIS, Lucas Bernardo . A relação de apropriação do corpo nos quadrinhos e no cinema de ficção científica Cyberpunk nos Estados Unidos e Japão. 2020. 156 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-graduação em Comunicação, Fortaleza, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53405 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação tem como objetivo analisar a temática cyberpunk e suas manifestações possíveis em produtos culturais dos EUA e Japão. Consiste em considerar que é possível interpretar nas obras relações entre trabalhos anteriores a partir do processo de apropriação (Julie Sanders), que diz respeito ao trabalho de criação ou complemento de novas obras a partir de conceitos trabalhados em obras originais. Assim, pretendemos analisar como o tema “corpo” é apropriado nos quadrinhos e no cinema sobre cyberpunk nos Estados Unidos e no Japão, através de pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com orientação analítico-explicativa, mediante análise fílmica e quadrinistica das obras Blade Runner, Tetsuo, “The Long Tomorrow” e do estilo artístico e de mangás ero-guro. A interpretação do material seguiu os ensinamentos das análises fílmica (Jacques Aumont e Michel Marie) e quadrinistica (Barbara Postema). O processo de apropriação proporciona dois tipos de corpo, um em cada cyberpunk, o corpo transhumano e o corpo pós-humano e eles são apresentados de formas específicas em cada ambiente. Ao final, podemos identificar uma primeira indicação de dois tipos de cyberpunk a partir da representação do corpo, o que nos indica que outros temas podem mudar significativamente de abordagem em cada cultura. Palavras-chave: Ficção Científica. Cyberpunk. Corpo. Apropriação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ficção científica | pt_BR |
dc.subject | Cyberpunk | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Apropriação | pt_BR |
dc.title | A relação de apropriação do corpo nos quadrinhos e no cinema de ficção científica cyberpunk nos Estados Unidos e Japão | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A presente dissertação tem como objetivo analisar a temática cyberpunk e suas manifestações possíveis em produtos culturais dos EUA e Japão. Consiste em considerar que é possível interpretar nas obras relações entre trabalhos anteriores a partir do processo de apropriação (Julie Sanders), que diz respeito ao trabalho de criação ou complemento de novas obras a partir de conceitos trabalhados em obras originais. Assim, pretendemos analisar como o tema “corpo” é apropriado nos quadrinhos e no cinema sobre cyberpunk nos Estados Unidos e no Japão, através de pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com orientação analítico-explicativa, mediante análise fílmica e quadrinistica das obras Blade Runner, Tetsuo, “The Long Tomorrow” e do estilo artístico e de mangás ero-guro. A interpretação do material seguiu os ensinamentos das análises fílmica (Jacques Aumont e Michel Marie) e quadrinistica (Barbara Postema). O processo de apropriação proporciona dois tipos de corpo, um em cada cyberpunk, o corpo transhumano e o corpo pós-humano e eles são apresentados de formas específicas em cada ambiente. Ao final, podemos identificar uma primeira indicação de dois tipos de cyberpunk a partir da representação do corpo, o que nos indica que outros temas podem mudar significativamente de abordagem em cada cultura. Palavras-chave: Ficção Científica. Cyberpunk. Corpo. Apropriação. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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